Visando promover a tecnologia de veículos elétricos, a Fórmula E teve a estreia no Brasil no último fim de semana.
Para que a logística ocorra no mesmo conceito da redução do uso de combustíveis fósseis, a FIA, criadora da competição, conta com parcerias com empresas de transporte que apresentam o mesmo conceito.
Assim foi a parceria com a startup brasileira Plug-in e com a DHL desde o início da Fórmula E.
Desde então, a Fórmula E cresce em popularidade, atraindo grandes montadoras de carros elétricos e pilotos renomados.
A prova brasileira
A estreia no Brasil foi no último dia 25, com 22 pilotos e 11 equipes, e para a logística. O neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, venceu a primeira corrida disputada em um circuito de 2,8 km improvisado no Sambódromo de São Paulo e em seus entornos. Os carros chegaram à velocidade média de 322 km.
Plug-in
A startup nasceu no automobilismo após experiências na realização de retrofit de carros como Porsche GT2, Audi R8, entre outros modelos. No entanto, como empresa, o foco da startup é o setor de logística. Há um ano, a empresa dobra a autonomia de caminhões, como a do JAC iEV1200T.
Os engenheiros da Plug-in conseguiram dobrar a autonomia original da fábrica e esses caminhões foram utilizados no transporte dos carros da Fórmula E. Assim como, oferece sistemas de recarregamento das baterias. A empresa também tem projetos para retrofit, ou seja, a conversão de caminhão usado em elétrico, o que será tema de outro artigo.
Via consulta do safety team resgate, sendo o responsável pela segurança de prova, fomos apresentados à Fórmula E, com a proposta de sermos o Guincho oficial da prova, com a frota 100% elétrica.
A organização da Fórmula E não pensou duas vezes e achou super alinhado a proposta do evento. “Mais uma vez, mostramos que o caminhão elétrico não é mais uma aposta e sim uma realidade”, Ivan Vendramine, COO Pulg.in.
DHL
Parceria com a Fórmula E ocorre desde que a categoria foi concebida em 2013. Portanto, os 40 anos de experiência internacional da DHL no automobilismo converteram o conceito de corrida totalmente elétrica em realidade.
Este ano, a categoria chega com a era GEN3 e a introdução do carro de terceira geração. O carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
A DHL oferece uma logística sustentável de ponta que incorpora transporte multimodal personalizado. Logo, isso inclui frete rodoviário e marítimo, maximizando a eficiência e reduz as emissões de CO₂.
Em suma, o uso de biocombustíveis para todo o frete rodoviário e marítimo. A empresa vai percorrer os 89.100 quilômetros esperados da temporada transportando aproximadamente 415 toneladas de carga valiosa por corrida.