Os acidentes como consequência dos pontos cegos de veículos grandes como caminhões e ônibus poderão ser eliminados com as novas tecnologias apresentadas pela Mercedes-Benz, Volvo e ZF.
Por meio de radares que monitoram toda a lateral do veículo, o motorista pode ser alertado sobre a presença de pedestres, ciclistas e outros veículos na lateral.
O sistema da ZF, batizado de Side Vision Assist, além de avisar ao condutor sobre o risco de acidente iminente, ele pode intervir na direção do caminhão, desviando ou acionando os freios até para o veículo.
O Side Vision Assist será uma das novidades da ZF no Salão de Hannover, maior feira de veículos comerciais que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha.
Mercedes Sideguard
A Mercedes-Benz oferece o sistema dela (Sideguard Assist) desde dezembro de 2016 para os modelos New Actros, Arocs (modelo off-road) e Antos (equivalente ao brasileiro Atego). O sistema também detectar qualquer obstáculo quando o caminhão vai fazer virar ou mesmo em manobras em pátios.
Visão acidentes zero
A Volvo Trucks trabalha em diversas frentes para veículos urbanos de carga com o objetivo de acidentes zero envolvendo vulneráveis, como ciclistas e pedestres. Além do desenvolvimento de tecnologia para evitar acidentes durante movimentos laterais do caminhão, a empresa emprega a construção de veículos com chassi mais baixo e cabine com área envidraçada maior e com ampla visão para o motorista.
Leia mais sobre tecnologias de segurança:
Conheça sistema que limita velocidade em regiões de risco
Tecnologias da ZF para evitar colisão traseira
Ônibus rodoviário brasileiro com sistemas de segurança
Assistente de direção contra barbeiragem