Em 1923, a Benz & Cie. apresentou o primeiro caminhão a diesel ao mundo. O veículo de cinco toneladas era movido por um motor OB 2 diesel de quatro cilindros com uma potência de 33 kW (45 cv) a 1.000 rpm. Quando comparado com um caminhão movido a gasolina do mesmo design, a eficiência do caminhão a diesel foi imediatamente impressionante: em comparação com o motor a gasolina, o motor a diesel alcançou uma economia de combustível de 86%. Os trabalhos no novo motor do caminhão começaram em 1922. E em setembro daquele ano a primeira grande montagem foi colocada em teste. Inicialmente dez motores OB 2 foram construídos.
O primeiro test drive foi realizado na desafiadora área montanhosa ao redor de Gaggenau em 10 de setembro de 1923. O relatório do engenheiro avaliou o veículo da seguinte maneira: “O consumo favorável é particularmente impressionante: fornecido com óleo de alcatrão de carvão marrom, o OB 2 requer cerca de 25% menos do que um motor a gasolina com a mesma potência. “Os custos de combustível sensacionalmente baixos se deviam ao fato de que o óleo de alcatrão era mais barato do que a gasolina. E, além do óleo de alcatrão, o novo motor também poderia ser “movido a gasóleo, querosene, óleo do Texas e óleo de parafina amarelo ou marrom”, como a Benz & Cie anunciaram o motor frugal em 1923.
Os engenheiros escolheram o chassi do caminhão Benz 5 K 3, que foi projetado para uma carga útil de cinco toneladas. Durante os test drives, o motor diesel OB 2 provou seu valor a tal ponto que em 14 de abril de 1923 foi decidido que o motor entraria em produção em série. O motor a diesel OB 2 de pré-câmara era capaz de produzir 37 kW (50 cv) a 1000 rpm.