A produção de caminhões entre janeiro e março foi de 24,5 mil unidades. Ou seja, queda de 28,8% quando comparado com o primeiro trimestre de 2022. Naquele ano a indústria de caminhões produziu 34,4 mil veículos. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Anfavea, associação dos fabricantes de veículos no País.
Assim, de acordo com a entidade, a queda na produção está relacionada com a baixa procura por caminhões com a tecnologia de emissões P8, alinhada à Euro 6. Ademais, ao aumento no preço desses veículos em torno de 25%.
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Alia-se a isso, o fato de muitos empresários terem ido às compras nos últimos meses. Mas para garantir o final dos estoques de caminhões Euro 5 ainda disponíveis nas concessionárias.
Seja como for, além da queda trimestral, a retração também ocorreu no volume mensal. Dessa forma, em março a indústria fabricou 12,3 mil caminhões. Em contrapartida, em março de 2022 o volume produzido foi de 13,5 mil unidades. Portanto, queda de 8,9%.
Seja como for, os números levam a indústria a ter o pior ano produtivo desde 2017. Não por acaso, essa situação está levando algumas marcas a reduzirem seus turnos. Como ocorre com a Mercedes-Benz. A maior fabricante de veículos comerciais do País em termos de volume começa a trabalhar com apenas um único turno na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Do mesmo modo, a Scania que também tem fábrica em São Bernardo do Campo, já atua com apenas um turno há mais de um mês.
Programas de incentivos
Para Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, o mais adequado é reduzir as taxas de juros, bem como facilitar o acesso ao crédito para o frotista. Nesse sentido, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade ainda afirma que uma alternativa seria desenvolver uma linha de crédito específica. Assim incentivar o transportador a comprar caminhões com tecnologias mais limpas. Como o caso dos caminhões Euro 6. Para isso, a entidade deve se reunir em breve com representantes do governo federal.
Produção de ônibus também está em baixa
Do mesmo modo, a produção de chassis de ônibus caiu no primeiro trimestre de 2023. Segundo a Anfavea, no período as marcas fabricaram 4 mil unidades. Ou seja, retração de 29,6% ante as 5,7 mil produzidas em igual período no ano passado.