Redução na tarifa de pedágio anima transportadores

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A notícia de uma possível redução de 18% na tarifa de pedágio nas rodovias estaduais e federais do Paraná foi bem recebida por transportadores do Paraná. Trata-se de um pacote do Estado com a União para a concessão de seis lotes. No total são 3.368 quilômetros de estradas e R$ 56 bilhões em investimentos.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado (Setcepar), Silvio Kasnodzei Silvio Kasnodzei, classificou a notícia como extremamente positiva para o segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC). O leilão está previsto para a última semana de agosto.

A expectativa somente para os dois primeiros lotes, que totalizam mais de 1.000 km, é de gerar um investimento de cerca de R$ 18 bilhões. Estima-se também um impacto positivo na geração de empregos, competitividade e crescimento econômico da região. O dirigente do Setcepar destacou que significa melhorar a produtividade e diminuir custos e riscos do setor.

PRODUTIVIDADE E RODOVIAS

“O pedágio só nos traz benefícios e, com certeza, a maior parte dos usuários das estradas só percebeu o quanto ele é importante quando deixou de existir”, disse Kasnodzei. “O investimento é visto como um grande benefício porque irá ajudar o transporte, a indústria e o consumidor final pois reflete diretamente no preço do frete”, complementou.

O diretor executivo da Ghelere Transportes, Eduardo Ghelere, destacou importância da concessão para o setor de transporte de cargas.  “Vamos olhar para frente e acreditar que teremos rodovias de primeiro mundo para escoar nossa safra” disse.

De acordo com transportador, vale acreditar que no futuro haverá ferrovias melhoradas, porque o governo do estado também está buscando viabilizar este projeto. O objetivo é dar sequência à produtividade e reduzir o custo do transporte rodoviário de carga.

Ghelere cita também a melhoria da segurança com a concessão e a realização de obras nas rodovias. Ele destaca os índices assustadores de acidentes de trânsito no Estadosados principalmente em pistas simples. O número é Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST).

Ainda de acordo com o diretor da Ghelere Transporte, o pacote de concessão deve elevar o Paraná para um nível como é São Paulo hoje. Isto é, com rodovias seguras e funcionais.

Ele reforçou que o Paraná tem população de 11 milhões contra 44 milhões do São Paulo, porém o Estado tem um agronegócio exportador e o governo estadual está buscando viabilizar projetos de melhoria nas ferrovias.