Rota sustentável

59

As estações são fechadas, porque os ônibus não emitem poluentes

As estações são fechadas, porque os ônibus não emitem poluentes

A Suécia, precisamente a cidade de Gotemburgo, está lançando o transporte público do futuro, com a inauguração da primeira rota de ônibus elétricos hoje. Os ônibus são silenciosos, não emitem poluentes e rodam a base de eletricidade de origem eólica e hidrelétrica.

A rota desse ônibus está entre as mais modernas do mundo, passando pela região de Chalmers Johanneberg até Chalmers Lindholmen, chegando ao centro de Gotemburgo.

Como diferenciais oferece aos passageiros algumas facilidades durante a viagem como a possibilidade de recarregar seus aparelhos eletrônicos a bordo e embarcar e desembarcar em estações fechadas, estas possíveis graças aos ônibus silenciosos e não poluentes.

Os ônibus alimentados exclusivamente com energia renovável passarão a fazer parte do sistema de transporte público de Gotemburgo. Denominada Rota 55, conta com três ônibus totalmente elétricos e sete ônibus híbridos elétricos, todos eles da Volvo Buses. Os ônibus da rota são equipados com Wi-Fi a bordo. Medem 10,7 m de comprimento e podem transportar até 86 passageiros cada.

Esses veículos usam baterias que são rapidamente recarregadas com eletricidade renovável nos pontos finais.

As baterias são rapidamente recarregadas

A Rota 55 é resultado da ElectriCity, uma colaboração que desenvolve, testa e demonstra um transporte coletivo sustentável novo e atraente para o futuro. Além dos ônibus em si, a ElectriCity desenvolve e avalia sistemas de paradas de ônibus, sistemas de gerenciamento de tráfego, conceitos de segurança e sistemas de abastecimento de energia. A nova rota de ônibus elétricos não só coloca Gotemburgo no mapa dos sistemas de transporte público inovadores como também abre novas possibilidades para o planejamento urbano.