Agora com personalidade própria, após ter o seu design descolado do visual do Gol, a Nova Saveiro promete acirrar ainda mais a disputa com a Fiat Strada pela liderança da categoria picape pequena.
Segundo o ranking mensal de emplacamentos da Fenabrave, no acumulado de janeiro a maio de 2016, a Saveiro ocupou a segunda colocação do segmento, com 15.734 unidades vendidas, contra 23.633 da líder da categoria, a Fiat Strada. A disputa tem ainda outra concorrente, a Chevrolet Montana, que corre por fora, com 3.819 unidades comercializadas.
O visual é um dos pontos que mais chamam atenção na Nova Saveiro, que agora tem design mais agressivo e, pela primeira vez em 33 anos, é independente do de seus primos Gol e Voyage. O conjunto ótico é novo, bem como a grade, parachoque e as linhas do capô do motor. Na traseira o farol também mudou, e adotou a nova identidade visual da marca. Na versão 2017, a dianteira da picape está mais alta, após receber mudanças no conjunto de suspensão e novos pneus, o que a torna mais preparada para rodar em locais irregulares ou para vencer obstáculos como as valetas das cidades.
As primeiras impressões com a Nova Saveiro, versão Trendline com cabine estendida, foram positivas: carro ágil, suspensão ajustada e interior confortável. Na gasolina, rodando vazio, o veículo registrou a marca de 12 km/l na cidade. Para o teste, carregamos o veículo com 300 kg de carga, e a picape registrou as marcas de 10,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.
A capacidade de carga da Saveiro é de 638 kg (734 litros). Carregada com 300 kg — pouco menos de 50% da sua capacidade –, a picape sentiu o peso da operação: as frenagens se tornaram menos eficientes e o motor de 1.6 litros EA111, de 101 cv de potência e (gasolina) e , teve de se esforçar mais — contribuindo para o aumento do consumo –, mas, ainda assim, o motor demonstra bom nível de “agressividade”, com retomadas rápidas e sem grande dificuldade de encarar aclives. A suspensão também se manteve firme ao não chacoalhar excessivamente em buracos, valas ou pisos desnivelados. A transmissão é MQ200-5F, manual, de cinco velocidades, que tem como característica a precisão nas mudanças de marcha.
Como opcional a picape oferece o pacote Conforto Completo, com ar-condicionado, sistema de chave com controle remoto e retrovisores externos elétricos, sistema de infotainment Media, que conta com as funções de Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e slot para SD-card, além de suporte para celular.
Também são opcionais os pacotes ‘Composition Touch”: volante multifuncional com comandos do sistema de som e do I-System (computador de bordo) e suporte para celular, e Módulo Plus: capa dos retrovisores pintada na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”.
I-SYSTEM
Com comandos totalmente acessíveis pelos botões do volante, o I-System reúne informações como rádio ou faixa em reprodução, dicas para condução econômica, alerta de trocas de marcha, temperatura externa, além do computador de bordo, que mostra o consumo (em quilômetros por litro), autonomia e demais informações sobre a viagem. Além disso, a tela do dispositivo está maior, e a leitura das informações está facilitada.
O painel da Nova Saveiro foi renovado. Ao abandonar as saídas de ar rendondas, o interior está com visual muito mais sofisticado. O suporte para celular ou GPS facilita o trabalho dos transportadores. A direção é prazerosa e o volante está com design muito próximo ao do Golf. No compartimento traseiro da cabine (na versão cabine estendida), pequenos objetos podem ser transportados. Não é recomendado pela marca o transporte interno de objetos pesados e, em hipótese alguma, o transporte de pessoas.
Custando a partir de R$ 52.730, a Nova Saveiro é a aposta da Volkswagen para buscar a liderança do segmento e, com bom nível de conforto, tecnologia e carga, a picape pode vir a surpreender a Strada pela ponta da categoria. O facelift deve ser o último da atual geração que, assim como o restante da família, deve sofrer uma reformulação mais profunda em 2018, quando é esperada a nova geração do Gol.
Motor | EA111 |
Potência | 101 cv (G) / 104 cv (E) |
Torque | 15,4 (G) / 15,6 (E) |
Transmissão | MQ200-5F, manual, de 5 velocidades |
Suspensão dianteira | Independente McPherson, molas helicoidais e bBarra estabilizadora |
Suspensão traseira | Interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais |
Freios | à disco, ABS com EBD |
PBT | 1740 |
Carga Útil | 638 kg |
Garantia | 3 anos |