Em 2019, em um evento na matriz da Scania, em Södertälje, na Suécia, disseram que a empresa já tinha trocado cerca de 30% dos engenheiros mecânicos por engenheiros de softwares ou relacionados às tecnologias de informação (TI). A revolução digital na empresa sueca, atualmente, do Grupo TRATON (como Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN e RIO), continua no processo de digitalização.

A empresa acaba de apresentar o Sistema de Design Digital Scania (SDDS) para facilitar e melhorar a criação de soluções digitais e aplicativos na empresa, independentemente da operação. 

O SDDS foi desenvolvido internamente na Scania IT, em colaboração com a Gestão de Marca do departamento de comunicações globais da fabricante.

O gerente de design digital corporativo, Marcus Åström, comentou sobre o resultado: “este é um sistema modular digital que contém todos os blocos de construção – de visuais a código – que uma pessoa precisa para criar qualquer aplicativo. A minha equipa tem muito sucesso neste trabalho, no diálogo com os stakeholders (todos os públicos) de toda a empresa. Agora, os aplicativos digitais podem ser criados com mais eficiência – e temos um sistema para desenvolver ainda mais. ”

Alexandros Lioliopolous é o produtor do SDDS: “Com o sistema, aumentaremos a qualidade, velocidade e consistência do projeto, enquanto o risco de erros e os custos gerais de construção diminuirão. Agora podemos acessar facilmente todas as funcionalidades de que precisa para criar experiências digitais consistentes com a marca premium da Scania.”

Marcus Mena Pacheco, desenvolvedor da equipe, acrescenta sobre a digitalização: “Ao longo do processo, recebemos grandes contribuições de desenvolvedores de toda a organização. É muito bom poder fornecer à comunidade de desenvolvedores esta solução, permitindo-lhes construir produtos e serviços digitais de alta qualidade de uma forma rápida e econômica. ”

 

Os vencedores da 9ª Edição do Prêmio Transporte Responsável

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).