Seguro do VW Delivery 8.160, ano 2018, sai por R$ 4.397,54 com apólice apenas contra roubo e furto e cerca de R$ 9,5 mil com apólice completa, uma diferença de 54%. Foto: arquivo

Os grandes frotistas, muitas vezes, não fazem seguro do casco dos caminhões, pois a soma dos valores pagos às seguradoras ultrapassam as perdas anuais com acidentes ou furtos da frota. Assim, muitas transportadoras suportam os riscos. Já os pequenos e médios frotistas, mesmo donos de um único caminhão, muitas vezes, deixam de fazer seguro por causa do alto valor do prêmio.

Para modelos mais usados de qualquer marca, modelo e ano avaliados em até R$ 160 mil, uma seguradora está oferece apólices que podem custar até 77% (veja tabela comparativa no final deste texto) do que um seguro tradicional. Porém, a cobertura é somente contra roubo e furto e, opcionalmente, pode ter cobertura contra perda total. A apólice não cobre danos materiais e contra terceiros. Trata-se da Suhai Seguradora. 

Robson Tricarico, diretor comercial da Suhai Seguradora

Segundo o diretor comercial da empresa, Robson Tricarico, 85% dos caminhões no Brasil rodam sem seguro. “Com a especificidade no seguro exclusivo para furto e roubo, temos conseguido reduzir estes índices, dando oportunidade para muitos proprietários de veículos que nunca tinham feito seguro antes”, explica.  

Veja algumas cotações comparativas enviadas pela Suhai, considerando perfil do condutor homem, 35 anos, casado, autônomo, residente em São Pauo e com garagem:

Modelo Ano Valor médio
do seguro completo¹ (R$)
Valor do seguro só contra furto e roubo² (R$) Diferença (%)
VW Constellation 24.280 6×2 2013 24.430,00 3.797 -84
VW Delivery 8.160 2018 9.558,52 4.397,30 -54
MB Axor 2544 6×2 2011 Sob consulta 3.623,24  
MB Atego 1719  2016 14.054,60 3.216,19 -77

¹Segundo a Suhai, o valor médio é da cotação de quatro a seis seguradoras entre as 10 maiores do Brasil que aceitam os modelos acima. ²Valor cotado pela Suhai somente para furto e roubo, com assistência 24 horas incluso. 

Leia-mais

As inscrições para o Prêmio Transporte Responsável 2019 já estão abertas. Participe!

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).