Dois importantes fabricantes de pneus, Goodyear e Prometeon (dona da marca Pirelli para veículos comerciais) escolheram o mês de junho para apresentarem novos modelos de pneus,. A Goodyear lançou a nova geração dos pneus regionais KMax S GEN2 para o transporte regional de curta e média distâncias elaborados para variadas condições de rodagem e topografia, e várias categorias de cargas transportadas. A empresa promete uma maior quilometragem, não somente na primeira vida do pneu, ou em banda original, como também uma carcaça resistente que permita uma maior quilometragem na vida total do pneu. 

Para atender esse exigente mercado, onde atua um grande número de frotas brasileiras, a Goodyear anuncia a nova geração com banda de rodagem mais larga para proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo, além de um composto de borracha para entregar maior quilometragem e um desgaste mais regular. 

Entre os diferenciais, quando comparado com a primeira geração, podemos a Goodyear destaca: 

  • Até 11% mais quilometragem que a primeira geração, o que pode ser traduzido, por exemplo, como um adicional de mais de 2 mil passageiros transportados. Isso pode resultar em mais de 750 toneladas de grãos (para aqueles que atuam no transporte graneleiro) ou até 3,6 milhões de litros adicionais de combustível, para o caso das frotas que atuam neste segmento; 
  • Banda de rodagem mais larga e com novas tecnologias que proporcionam maior quilometragem e melhor dirigibilidade; 
  • Tecnologia comprovada de raias interligadas, Intellimax Rib, que permitem um desgaste mais regular; 
  • Carcaça reforçada com quatro cintas de aço para maior número de recapagens; 
  • Identificação por chip RFID (identificação por radiofrequência), integrado de fábrica como opcional, permitindo por meio da solução Control Max, da Goodyear, o monitoramento, gerenciamento e controle total dos pneus de uma frota. 

“Com vários atributos imbatíveis, como sua quilometragem, carcaça resistente, garantia de sete anos, chip integrado de fábrica e as várias tecnologias desenvolvidas para esta nova geração, o KMax S GEN2 chega para ser uma excelente opção aos frotistas”, destaca o gerente sênior de Marketing da Goodyear no Brasil, Fabio Garcia, que completa: “Convidamos todos os frotistas do mercado a conhecer a nova geração de pneus da linha Max Series e damos as boas-vindas à nova geração, como a mensagem que trazemos para o lançamento diz, ‘Welcome to the New Generation’”. 

 Atualmente, o mercado em que essa linha de pneus está inserida equivale a cerca de R$ 9,0 bilhões por ano. Em 2023, a previsão é de que corresponda a 3,3 milhões de unidades vendidas e, até 2027, a expectativa é que esse mercado alcance 3,6 milhões de pneus. 

 “Toda a evolução do pneu KMax S GEN2 é resultado de investimentos realizados pela Goodyear para desenvolver um pneu para o mercado brasileiro, entendendo as necessidades e requerimentos dos nossos consumidores e traduzindo isso em tecnologias para trazer ao mercado um produto imbatível, que ofereça a maior quilometragem e o menor custo por quilômetro na vida total do pneu”, ressalta Eduardo Gualberto, diretor da Unidade de Negócios de pneus para caminhões, ônibus, recapagem e pneus fora de estrada da Goodyear. 

 A Goodyear ainda oferece um amplo portfólio de bandas pré-curadas para a extensão da vida do pneu KMax S GEN2, por sua recapagem. Os materiais de recapagem da Goodyear são desenvolvidos para extrair o máximo de desempenho do pneu. 

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Com 72 mil colaboradores, presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

 Luiz Mari, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Prometeon para as Américas, fala: “O objetivo desafiador do ponto de vista de P&D era fornecer produtos de desempenho buscando durabilidade e confiabilidade, garantindo uma vantagem econômica para nossos parceiros. Com a gama Sestante, alcançamos um excelente nível, capitalizando o conhecimento na base da nossa oferta e integrando-a com inovações em projetos de banda de rodagem e materiais”, finalizou.

Novo Pneu
Novo pneu Goodyear KMax S GEN2

Prometeon Sestante 

A Prometeon lançou no brasileiro a nova linha de pneus para caminhões e ônibus: Sestante, fabricados nas unidades industriais de Gravataí (RS) e Santo André (SP). A família conta com três modelos de pneus: Steer (eixo de direção), Drive (tração) e Trailer (eixos traseiros ou implementos) nas medidas 17,5″, 20”, 22” e 22,5.   

“Em linha e em continuidade com a estratégia multimarcas e multiníveis da Prometeon, anunciada por ocasião do lançamento da nossa primeira marca proprietária Anteo, em 2019, a gama Sestante representa um novo passo importante à frente. Isso nos permitirá crescer e fortalecer nossa posição, por mais sinergias com a oferta de produtos e serviços”, fala Eduardo Fonseca, CEO da Prometeon para as Américas. 

Segundo a fabricante, os novos padrões de banda de rodagem e formulação dos compostos foram projetados para oferecer tração e aderência, resistência a cortes e lacerações em rotas fora de estrada como em vias de terra, cascalho e lama, aderência no molhado, distâncias reduzidas de frenagem na chuva e baixo ruído em estradas asfálticas. Buscando garantir o máximo de retorno ao investimento dos clientes, a Prometeon desenvolveu a gama Sestante totalmente apta para receber as bandas Prometec pelo serviço Pro Retread até a segunda reforma, caso o pneu seja avaliado e aprovado após inspeção técnica.  

Luiz Mari, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Prometeon para as Américas, fala: “O objetivo desafiador do ponto de vista de P&D era fornecer produtos de desempenho buscando durabilidade e confiabilidade, garantindo uma vantagem econômica para nossos parceiros. Com a gama Sestante, alcançamos um excelente nível, capitalizando o conhecimento na base da nossa oferta e integrando-a com inovações em projetos de banda de rodagem e materiais”, finalizou.

Dia do Meio Ambiente Meio Ambiente

Para o CEO da Prometeon para as Américas, Eduardo Fonseca: “O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data bastante significativa para a luta na construção de um mundo melhor para as próximas gerações. Trabalhamos com enorme afinco no desenvolvimento de produtos, serviços e métodos produtivos que considerem não apenas o ganho financeiro e de eficiência, mas, também, segurança, conforto, desempenho e respeito com as melhores práticas socioambientais do mercado”. 

Na sua fábrica de Gravataí, a Prometeon, desde 1999, trata e recicla os efluentes industriais internamente em uma moderna estação de tratamento. Cerca de 70% destes efluentes são reutilizados nos processos industriais, reduzindo a necessidade de captar mais recursos naturais. Outro importante aspecto é o do gerenciamento de todos os resíduos gerados. Cerca de 98% são usados integralmente para reciclagem. 

Diariamente, são utilizados em média 314 m³ de água para consumo humano e uso industrial, captados do Arroio Passo dos Ferreiros e tratados na fábrica. Campanhas de conscientização contra o desperdício e a utilização de água de reuso nos banheiros garantem economia de mais de 22 milhões de litros por ano de água potável, em um programa que atinge todos os banheiros da fábrica. 

Já na planta de Santo André, medidas similares foram tomadas, resultando na queda drástica na quantidade de água captada, cerca de 465 m³/mês. Ao somar os 1.885 m³/mês em Gravataí, a economia é de 28 milhões de litros por ano em ambas as fábricas. 

Sustentabilidade 4
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).