Com a crescente demanda de veículos urbanos de cargas, os furgões e chassis cabine com PBT até 3.500 kg estão ganhando atenção de diversos fabricantes. O crescimento em duas décadas foi de 91% e o potencial é maior. Uma análise do segmento que mais cresce na logística urbana.

Os favoritos do momento

A Ford acabou de lançar o Transit Furgão e prepara o lançamento do modelo chassi. A Fiat, que já foi a rainha do segmento com o Ducato, voltou a crescer, mesmo o modelo sendo importado do México com o dólar nas alturas e prepara o lançamento do Fiat Scudo. As marcas Peugeot e Citroën, com bastante experiência no segmento urbano europeu, estão investindo no Brasil. 

Os modelos intermediários Expert e Jumpy dominam a faixa de mercado que já pertenceu à VW Kombi (veja quem ela era líder em 2003). A Peugeot lança, em breve, o Partner Rapid, que será a versão francesa do Fiat Fiorino. Outra novidade que deverá ser anunciada, em breve, é o modelo de furgão compacto elétrico Peugeot E-Partner.

O VW Delivery Express+, o mais caro na categoria dele, é superior a tudo que existe de veículo chassi cabine em 2022.

Logística urbana

A necessidade de abastecimento urbano sempre existiu devido à migração do homem do campo para as cidades, êxodo rural acelerado com a mecanização das fazendas. A previsão da ONU é de que a população urbana aumentará muito nos próximos anos e no Brasil já ultrapassa os 85% dos estimados 213 milhões de habitantes. Mesmo com pandemias, guerras, fome, violência urbana, etc., a população mundial nunca diminuiu. Estamos próximo de 8 bilhões de habitantes e é isso que faz o agronegócio ser gigante, e mais recentemente, a logística urbana que demandará de muitos furgões e caminhões compactos.  

As vantagens dos furgões para CNH B e os números

Esta análise está baseada no contexto da realidade atual construída por legislações federais e municipais, o que criou o fenômeno dos veículos de carga que podem ser conduzidos por motoristas com CNH B.

Os números de emplacamentos abaixo são repassados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) a partir da base de dados do Denatran, que administra os números do Renavam. 

Nesses últimos anos, o furgão e o chassi cabine com PBT de 3.500 kg são os mais utilizados. As vantagens são: o motorista precisa ter apenas a CNH B; não há as mesmas restrições de circulação dos caminhões, apenas a mesma de rodízio dos automóveis e dependendo da cidade; podem estacionar na mesma vaga do automóvel, valor de pedágio e demais regras dos automóveis. 

Pelas restrições de circulação de veículos de carga com PBT a partir de 3.501 quilos, as empresas de transporte e logística têm dado preferência, e até pagam mais por furgão e chassi cabine com PBT até 3.500 kg. 

Só nesses quatro primeiros meses de 2022, foram emplacadas 9.917 unidades. Farei um comparativo entre anos completos. No ano de 2021 inteiro, foram 35.676 unidades. Para entender, usaremos o gancho dos 20 anos da revista TRANSPORTE MUNDIAL. Os emplacamentos completos de 2003 (o primeiro ano disponível). Foram emplacados  18.670 unidades. Em comparação com o ano completo de 2021, houve um crescimento de 91%, segundo números da Fenabrave. 

Fabet: curso para motorista com CNH B para trabalhar em operações de entrega urbana

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).