Entre as reportagens da edição 201 da revista TRANSPORTE MUNDIAL, nas versões digital e impressa, há o comparativo de sete furgões com PBT homologado de 3.500 kg que melhor atendem a logística urbana. As vantagens desta categoria de utilitário é não ser penalizado como são os caminhões e poderem circular com a mesma liberdade de um automóvel de passeio. Os modelos envolvidos são: Ford Transit Furgão, Fiat Ducato Cargo, Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Renault Master Furgão, Iveco Daily 30-130 Furgão e Mercedes-Benz Sprinter Furgão 315.  

O objetivo da análise é ajudar o comprador a compreender a centenas de números que existem nas fichas técnicas, entre outros dados do mercado. O transportador precisa estar muito bem informado e todas as possibilidades não se esgotam na reportagem, mas, com certeza, o leitor estará muito mais bem preparado para sentar em uma mesa de negociação. O objetivo do comprador é efetuar uma boa escolha conforme a operação, região de trabalho e capacidade financeira. A do vendedor é uma só, convencer o comprador que o furgão que ele vende é o melhor que existe no mercado, pois este é o trabalho dele. 

A importância da concessionária para furgões

Nessa reportagem com furgões, além da apresentação dos modelos disponíveis para a categoria CNH B e PBT de 3.500 kg, mostramos aspectos importantes para analisar a concessionária que terá que ser a parceira do cliente no pós-venda. Todas dão esta garantia na hora da venda, e na vida como ela é? Damos dicas para avaliação a qualidade de concessionária.

Mostramos importantes características da motorização, transmissão, eixo de tração (dianteira ou traseira?), tipo de chassi (com longarinas ou monobloco), equipamentos de segurança de série e opcionais, pesos e capacidades, entre outras informações. 

Para preço e desvalorização dos furgões, utiliza-se a tabela FIPE, pois o preço informado na concessionária é apenas o ponto de partida para o início da negociação. O valor final dependerá de diversos fatores, como região, autonomia de oferecer descontos do vendedor, capacidade de negociação do comprador, quantidade, serviços incluídos, dia do mês, volume de unidades no estoque etc. Já o valor da FIPE é uma média nacional.  

Onde encontrar a TRANSPORTE MUNDIAL

A edição 201 da revista TRANSPORTE MUNDIAL na versão impressa pode ser encontrada em bancas de jornais, revistas etc., ou no site www.ggmidia.com.br. A versão digital, idêntica à impressa, pode ser encontrada nas bancas virtuais para smartphone, tablet ou computador: GoRead, Claro Banca (para os clientes da operadora de telecomunicações Claro), RevistariaS, Bancah e UOL Leia+| BANCA. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).