Os veículos fabricados e vendidos a partir de 1º de janeiro de 2023 são obrigados a atender às normas de emissões de poluentes e ruídos Proconve P8/L7, sem exceção. Neste caso específico, dos furgões, vão ter que lançar novos modelos que atendam a legislação, equivalente à norma Euro 6. As marcas poderão comercializar o estoque fabricado do em 2022, somente, não poderão fabricar modelos Euro 5 em 2023. Por isso, muitas marcas já estão marcando os lançamentos para a primeira metade do próximo ano. É o que acaba de confirmar Fiat e Mercedes-Benz. 

A Fiat já confirmou o lançamento do Fiat Ducato Euro 6. Será um furgão totalmente novo, em linha, do que é comercializado no Hemisfério Norte. “O mercado de comerciais leves sempre foi muito importante para a Fiat, tanto é  que estamos investindo cada vez mais neste segmento. Neste ano, lançamos o Scudo, um furgão médio que atende às mais variadas necessidades. Também inauguramos nossa linha de utilitários elétricos com o e-Scudo, que possui maior autonomia da categoria. Além disso, implementamos o Fiat Professional, programa de produtos, serviços e soluções que tem como propósito a excelência no atendimento aos clientes profissionais. Em 2023, vamos seguir com foco neste segmento e o Novo Ducato chega para incrementar a categoria”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Iveco Daily 30-160 e Mercedes-Benz Sprinter

A montadora italiana, que já foi do Grupo Fiat, atual Stellantis, foi a primeira a lançar o comercial leve Daily 36-160 Euro 6 na configuração chassi cabine. O segundo lançamento antecipado foi o furgão Mercedes-Benz Sprinter 315 Street, e os demais modelos vão ser apresentados ainda no primeiro trimestre de 2023. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).