Há 70 anos no mercado, o Unimog pode ser considerado uma das mais acertadas experiências da Mercedes-Benz. Sua história tevê início no ano de 1944, quando o engenheiro Albert Friedrich retornou à Stuttgart, depois do longo e sangrento período da segunda grande guerra, para ajudar na reconstrução da Daimler-Benz AG.
O primeiro esboço do Unimog surgiu em outubro de 1945, quando outro engenheiro da marca apresentou o modelo ao Grupo Daimler. À primeira vista, a Mercedes-Benz não ficou entusiasmada, o protótipo, então, foi apresentado à “Comissão de Controle da Produção”, autoridade militar dos Estados Unidos, que entrou com pedido de permissão para fabricar dez veículos de testes.
Com o sucesso do veículo no setor agrícola alemão, principalmente por superar estradas irregulares, sua produção foi aumentada gradativamente, até alcançar sua grande cartilha de utilidades, como reboque, trator, caminhão, veículo de combate a incêndios e exploração, foodtruck, locomotiva, ônibus, máquina de operação e emprego militar.
UNIMOG 2016
Puro-sangue, o off-road, segundo a fabricante, é capaz de vencer quase todos os obstáculos que possam surgir, desde o deserto de Gobi, na tundra e taiga (Sibéria) ou em alguma estrada do Vesúvio (Itália).
O motor Euro 6 da versão 2016, de 303 cv de potência, está localizado no meio do veículos, e possui centro de gravidade ainda mais baixo, com deslocamento do quadro posicionado mais para trás, que o torna ainda mais preparado para ser um “topa qualquer desafio”.
Com ângulo de inclinação de até 38º, a capacidade de atravessar áreas alagadas, com até 1,20 m, está ainda maior. Há ainda botões para alternar entre o modo de operação: estrada, areia e fora da estrada. Vale a pena lembrar que a Mercedes-Benz estuda lançar o Unimog no mercado brasileiro, ainda que não haja previsão.