Ainda com a camuflagem habitual das novidades automotivas, o futuro dos caminhões elétricos ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (27), quando a Mercedes-Benz apresentou o Urban eTruck, que, segundo a fabricante, é o primeiro caminhão totalmente elétrico com PBT de 26 t.

Elektromobilität; modulares Batteriekonzept; Verteilerverkehr ;
Mercedes-Benz Trucks; Urban eTruck; Electro-Lkw; world premiere; electric mobility; modular battery concept; distribution;
Como o nome sugere, o modelo foi desenvolvido para operações urbanas pesadas. Todo o trem de força do caminhão foi substituido por motores elétricos, que são acionados por um eixo traseiro diretamente ligado aos cubos das rodas — tecnologia já utilizada no ônibus híbrido Citaro. A alimentação do caminhão é fornecida por três módulos de baterias lítio-íon, que ficam alojadas no quadro do chassi, protegidas contra choques, segundo a Mercedes.
“Os sistemas de acionamento elétrico anteriores eram extremamente limitados em caminhões. Hoje, os custos, desempenho e tempo de carga se desenvolveram tão rapidamente, que há uma inversão de tendência no setor de distribuição. O momento é propício para os caminhões elétricosç. Nos caminhões de distribuição de luz, nosso Fuso Canter e-Cell já foi submetido a testes com clientes intensivos desde 2014 e, com o Mercedes-Benz Urban eTruck, estamos eletrizando o segmento de distribuição pesada de até 26 toneladas. Nossa intenção é tornar a condução elétrica tão sistemática quanto os autônomos e a condução conectada”, diz Dr. Wolfgang Bernhard, responsável pela gestão da Daimler Trucks & Buses.
Previsto para entrar em operação no início da próxima década (2020), o Urban eTruck possui alcance de até 200 quilômetros. O lançamento é mais um indicativo de que, no futuro, além dos autônomos, as fabricantes buscam caminhões elétricos silenciosos, não poluentes e de médio alcance.