BYD, Lifan, Kia e Jac são algumas marcas que têm veículos comerciais importados em seus portfólios e que são associadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadora e Fabricantes de Veículos Automotores), diferentemente, das demais marcas que são filiadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Assim, cada entidade faz o seu balanço de mercado e, desta vez foi a Abeifa que divulgou os resultados de 2018. Abaixo, apresentamos as vendas apenas de veículos importados e no final deste texto há o link para ver o balanço da Anfavea e Fenabrave (associação dos concessionários).

BYD eT3
BYD eT3

Marca/modelo

2018

2017

Diferença

BYD eT3 (furgão)

3

17

-82,6%

Jac V260 (chassi cabine)

160

17

841,2%

Kia Bongo (chassi cabine)

2.481

1.650

50,4%

Lifan Foison (chassi cabine)

77

379

-79,7%

Obs.: No balanço da Abeifa não constam os números de importados de caminhões e ônibus da BYD.

A Abeifa representa diversas marcas de automóveis, como BMW, Porsche, Volvo etc. No geral, as dos associados (importados + produção nacional) foi de 61.281 unidades, um aumento de 27,3% em relação a 2017, quando emplacaram 48.123 automóveis e comerciais leves. Segundo o presidente da entidade, José Luiz Gandini, a expectativa para 2019 é crescer em 33% apenas em unidades importadas.

Leia mais:

Balanço e perspectivas da Anfavea

10 caminhões mais vendidos em 2018

Ranking das 8 marcas de caminhões pesados

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).