BYD, Lifan, Kia e Jac são algumas marcas que têm veículos comerciais importados em seus portfólios e que são associadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadora e Fabricantes de Veículos Automotores), diferentemente, das demais marcas que são filiadas à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Assim, cada entidade faz o seu balanço de mercado e, desta vez foi a Abeifa que divulgou os resultados de 2018. Abaixo, apresentamos as vendas apenas de veículos importados e no final deste texto há o link para ver o balanço da Anfavea e Fenabrave (associação dos concessionários).

Marca/modelo |
2018 |
2017 |
Diferença |
BYD eT3 (furgão) |
3 |
17 |
-82,6% |
Jac V260 (chassi cabine) |
160 |
17 |
841,2% |
Kia Bongo (chassi cabine) |
2.481 |
1.650 |
50,4% |
Lifan Foison (chassi cabine) |
77 |
379 |
-79,7% |
Obs.: No balanço da Abeifa não constam os números de importados de caminhões e ônibus da BYD.
A Abeifa representa diversas marcas de automóveis, como BMW, Porsche, Volvo etc. No geral, as dos associados (importados + produção nacional) foi de 61.281 unidades, um aumento de 27,3% em relação a 2017, quando emplacaram 48.123 automóveis e comerciais leves. Segundo o presidente da entidade, José Luiz Gandini, a expectativa para 2019 é crescer em 33% apenas em unidades importadas.
Leia mais:
Balanço e perspectivas da Anfavea