Vendas movimentam a indústria de ônibus do Brasil

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Apresentando retração de 46,11% no acumulado até abril, o mercado de ônibus é um dos que mais sofrem os efeitos da crise político-econômica que assola o Brasil. Neste cenário de incertezas, a luz no fim do túnel parece vir de vendas pontuais, muitas vezes expressivas, que ajudam a dar fôlego ao setor.


IVECO BUS
Após vencer a licitação do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, a fabricante concretizou a venda de 1600 unidades do GranClass 150S21. Encarroçado pela Mascarello, o modelo é voltado ao transporte escolar, mas com características técnicas que o permite ser empregado no turismo off-road ou transporte de funcionários de mineração, construção pesada, segmentos madeireiro e canavieiro.

Duas versões do GrandClass 150S21 são oferecidas ao mercado: Transporte Escolar, com 48 lugares, além de uma versão de 11 metros, com capacidade para 60 passageiros. A porta do veículo é mais larga, visando a acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência física, além de possuir elevador; nesta versão, o número de assentos cai para 42 lugares. 

Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco, afirma que a conquista demonstra que o GranClass chega para se posicionar com destaque no segmento. “Submetemos o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, nos quais foram avaliados cerca de 342 componentes, para comprovar que o produto atende as especificações exigidas pelo Governo Federal”, completa.   


MERCEDES-BENZ
Ainda sobre o Caminho da Escola, a Mercedes-Benz finalizou a venda de 1600 unidades a outro lote do programa. O modelo contemplado é o chassi OF 1519 R, que recebe carroceria da Caio Induscar.

Desenvolvido no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, o chassi foi desenvolvido para atuar em zonas rurais, com características próprias para a tarefa, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçeria), eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados),

Duas versões do OF 1519 R são oferecidas ao mercado: entre-eixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento, com 48 assentos, e entre-eixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros, com 60 assentos.

 “As prefeituras já podem procurar nossos concessionários a fim de verificar os procedimentos para aquisição destes veículos por meio de recursos do programa Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES ou podem utilizar recursos próprios para adquirir esta versão do OF 1519 R”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil


VOLVO BUSES
A fabricante iniciou a entrega de 80 ônibus biarticulados ao Equador. Segundo a empresa, os veículos têm como destino os corredores BRT de Quito, capital do País.

Os três primeiros chassis foram enviados de avião ao país, e serão encarroçados pela Superpolo, empresa com participação da brasileira Marcopolo. Com 27 m de comprimento, os veículos possuem capacidade para 250 passageiros.