Volvo FH vai operar no Canadá com gás

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A Volvo Trucks vai levar o FH para a região. A Linde Canadá, fornecedora de gás, iniciou um projeto envolvendo cinco caminhões FH da marca. Todos movidos a gás natural liquefeito (GNL). Do mesmo modo, fornecerá a infraestrutura de abastecimento relacionada, em um projeto piloto.

Dessa forma, a previsão é de que os caminhões iniciem as operações naquele país ainda este ano. Seja como for, a Volvo começou a produzir caminhões movidos a GNL para os mercados europeus em 2018.

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Outra vantagem do caminhão, por isso ele foi escolhido para operar no Canadá, é o seu design cabover. Ou seja, com cabine cara-chata. Isso porque o veículo consegue levar mais carga. Suporta pesos brutos combinados de até 60 t de PBT.

O modelo eleito desenvolve potência de 500 cv. E seu motor conta com sistema de injeção direta de gás de alta pressão. O que garante alcance de até 1.000 km. 

A Volvo diz que os caminhões movidos a GNL também oferecem dirigibilidade, desempenho e torque associados aos motores a diesel. Mas geram emissões de dióxido de carbono menores.

O gás no transporte rodoviário

Não é a primeira vez que há projetos envolvendo o combustível GNL em veículos comerciais canadenses. Em 2006 houve tentativas com empresas locais. Porém, o interesse pelo gás natural diminuiu naquele mercado.

Seja como for, com a demanda por soluções mais sustentáveis, a Cummins anunciou recentemente planos para um novo motor a gás natural. Um modelo de 15 litros destinado a veículos comerciais.

O Grupo Volvo, por sua vez, assinou uma joint venture com a Westport Fuel Systems  para ajudar a globalizar e comercializar o sistema de combustível HPDI da Westport para aplicações em caminhões de longa distância e off-road. Westport diz que o sistema pode substituir o diesel por combustíveis de carbono zero, como biogás ou hidrogênio.

Pegada de carbono menor

“A Linde está empenhada em investir em uma pegada de carbono mais baixa com reduções significativas até 2030 e zero até 2050”, diz Laura Lunt, diretora de serviços de energia da Linde Canadá. “Acreditamos que a tecnologia GNL é uma maneira de atingirmos nossos objetivos para nossa frota de transporte.” 

A Volvo tem mais de seis mil caminhões GNL em serviço globalmente. Ou seja, está presente em mercados como Reino Unido, Alemanha, Suécia e Holanda. Assim como Polônia, França, Noruega, Bélgica e Itália. Além da Espanha, Finlândia, Dinamarca, Lituânia, Portugal, Suíça, República Tcheca entre outros países  

Vale lembrar, que no Brasil a Volvo também anunciou que iniciará testes com caminhões equipados com a tecnologia a gás. Com previsão de iniciar ainda neste ano.