Já era esperado, mas agora, temos os números oficiais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) divulgados pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos automotores. A Volkswagen Caminhões encerrou o ano na liderança das vendas, com 34.506 caminhões VW, fatia que corresponde a 27,2% do total do mercado de 2022

Veja os números completos fornecidos pela Anfavea na imagem ao final deste texto, que mostra a líder seguida, respectivamente, pela Mercedes-Benz do Brasil, Volvo, Scania, Iveco e DAF, apenas considerando as marcas relevantes para o segmento de caminhões.

Há dados também de comerciais de carga que envolve picapes e furgões. Além disso, a montadora comercializou 2.127 unidades do Delivery Express, que se enquadra entre os comerciais leves no mercado de 2022.

Esse resultado reflete a combinação acertada de veículos e serviços com um pós-vendas de alta qualidade. Temos mantido ciclos consecutivos de investimentos, expandimos nossa atuação para novos segmentos e reforçamos a oferta nos que já estávamos presentes, sempre atentos à demanda de operação do transportador brasileiro. Isso nos garantiu essa liderança e, para 2023, temos mais de 30 novos caminhões e ônibus focados em eficiência, conforto, segurança e tecnologia para continuar a conquistar o cliente nacional, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Screenshot 50
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).