Em 1988 a Volkswagen lançava o 16.210 H Turbo Charger, modelo que fazia parte do que a fabricante chamou de Geração Força especialmente desenvolvida para instalação da quinta-roda e transformação em cavalo-mecânico.

Com capacidade máxima de tração de 30 t, foi projetado com concepção extremamente robusta, já que também uma outra demanda do frotista era a colocação do terceiro eixo. Sendo assim, o modelo ficou conhecido por aguentar trabalho pesado sem comprometer a estrutura.

Com distância de entre-eixos de 3.556 mm como um cavalo-mecânico, o caminhão representava uma solução para o transporte de cargas líquidas de 20 a 22 t.
Equipado com motor Cummins Série C Turbo, com 210 cv de potência, caixa de 6 marchas e diferencial de 2 velocidades, o modelo ganhou fama de ser o mais rápido caminhão-trator para semirreboque de dois eixos, podendo receber furgões, carrocerias de madeira ou plataformas para transporte de contêineres, entre outros.

Compunha a família Geração Força da qual o 16.210 H fazia parte, a versão 16.170 com motor inferior de
170 cv.

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.
  • Wendel Cerutti

    posso estar enganado mas acho que o 14 210 saiu antes .