A DAF Trucks aumentou a sua participação no mercado europeu em 2016. No segmento pesado, acima de 16 t, ele cresceu de 14,6% para 15,5% na Europa como um todo.
Com isso, a marca de origem holandesa reforçou a sua posição em quase todos os países europeus e reforçou sua liderança na Holanda (31,9%), Reino Unido (29,2%), Polônia (19,4%), Hungria (25,8%) e Bulgária (20,4%).
Ela também registrou bons números de participação nos países mais competitivos da Europa, alguns com fábricas de concorrentes, como Alemanha (10,8%), França (13,1%), Itália (11,6%), Espanha (11,4%) e Bélgica (19,1%).
Ainda no ano passado, a DAF registou mais de 46.700 caminhões pesados vendidos na Europa, um recorde histórico e que representa um aumento de 19% em relação ao registrado em 2015, quando foram faturados quase 39.400.
O mercado total de caminhões pesados em 2016 subiu mais de 12%. Foram 302.500 veículos vendidos, enquanto que em 2015 foram 269 mil. Para este ano, a DAF espera que o mercado europeu, na faixa superior a 16 t de PBT, fique entre 260 mil e 290 mil veículos.
Entre os leves
No segmento de 6 t a 16 t de PBT, a participação da DAF aumentou. Foi de 9% em 2015 para 10,1% no ano passado. O crescimento aconteceu em quase todos os países europeus e no Reino Unido, onde a participação foi na ordem de 36,2% em 2015, para 37,9% em 2016. O mercado europeu de caminhões leves aumentou 8% em 2016 para com cerca de 53 mil unidades comercializadas.
Fora do Velho Mundo
A DAF também reforçou a sua posição de mercado fora da União Europeia. Ela entrou nos Emirados Árabes Unidos e montou uma subsidiária na Turquia.
Em Taiwan, a DAF continua a ser a líder de mercado entre as marcas não asiáticas.
No Brasil, a DAF aumentou sua produção e participação de mercado em 2016 e completou seu primeiro ano de produção do motor PACCAR MX-13. Por aqui, a marca apresentou crescimento de 51,9%, com o licenciamento de 673 unidades, contra as 443 em 2015.
“A crescente participação no mercado é resultado de nossos caminhões, motores e serviços líderes na indústria”, afirmou Richard Zink, membro da diretoria de marketing e vendas. “Os clientes apreciam a qualidade e a eficiência dos nossos caminhões LF, CF e XF”, completa.