Considerada de difícil quebra graças ao trem de força simples, mais robusto, a linha de caminhões Delivery da Volkswagen ganhou notoriedade ao longo dos anos. As vendas da família Delivery corresponderam a 11% do mercado total de caminhões em 2016, sendo o carro-chefe dessa gama a versão 8.160, que desde a norma Euro 3 nenhum outro modelo da categoria consegue desbancá-lo.

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Entre os membros da família, esse Delivery de 8 t participa com 57% e no mercado total de caminhões foi responsável por 6,5% de participação em 2016. Contudo, outra aposta da fabricante enriquece à linha Delivery, porém com atuação no segmento de médios. Trata-se do 13.160 6×2.

Ele tem PBT (Peso Bruto Total) de 13.200 kg e capacidade técnica para 13.700 kg e possui uma vantagem frente ao seu principal rival – leia-se Mercedes-Benz Accelo 1316 – que é a maior capacidade de carga útil, totalizando 9.350 kg, ou seja, 630 kg a mais em relação ao modelo da estrela de três pontas – isso com entre-eixo de 3.300 mm. Mesmo com essa vantagem, a versão da Mercedes-Benz tem boa fama no segmento de bebida, categoria em que ambos os veículos são adequados e que a MAN quer maior participação.

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Outro ponto forte do 13.160 é o terceiro eixo original de fábrica. Essa modificação no chassi com entre-eixos de 3.300 mm veio para atender a nova lei do VUC na cidade de São Paulo, que liberou veículos de até 7,20 m de comprimento. A nova versão pode agradar o frotista que transporta bebida, pois nessa configuração o caminhão pode levar seis paletes altos.

O Delivery 13.160 6×2 tem motor Cummins ISF de 3,8 litros. Para atender a norma de emissão de poluentes, ele possui tecnologia SCR, em que há a necessidade do Arla 32. Esse motor de 4 cilindros em linha desenvolve 162 cv a 2.600 rpm de potência. O torque é de 61,2 mkgf de 1.300 a 1.700 rpm.

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Trata-se de um propulsor com turbo de duplo estágio, o que torna mais ampla e plana a faixa de torque. O Cummins está combinado com transmissão ZF de 6 velocidades e conta com uma relação de redução de 4:30,1 como padrão – escolha feita para operações mistas em que o veículo pode rodar na cidade e também em rodovia. O sistema de transmissão possui embreagem de 362 mm, comum a veículos dessa categoria.

A MAN Latin America também oferece as opções de entre-eixos de 3.900 mm para operações como frigorífico, baú, carga seca, carga geral e gás. Para a atividade com plataforma de autossocorro, ela oferece a versão de 4.300 mm.

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Tecnicamente, o veículo é bem dimensionado para suportar os impactos do dia a dia. E por realizar operações mistas, tanto em perímetro urbano como rodoviário de curtas distâncias, ele é equipado com molas semielípticas, com reforço nas longarinas, uma solução para o transporte de cargas mais altas como bebidas, pois dificulta o capotamento, já que essas as molas mantêm o carro mais estático.

Cabine ampla

Não há alterações visuais no 13.160, algo que a marca poderia rever, já que se comparado ao seu maior concorrente, o design da gama Delivery fica conservador. A cabine possui a parte frontal pouco mais avançada e uma grade tímida, destacando o símbolo da VW. Mas o que entrega se tratar de uma cabine antiga é o conjunto óptico simples e o para-choque que não parece integrar a cabine.

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Apesar do desenho pouco rebuscado, a MAN Latin America oferece o Constellation, cujo design é mais moderno. Para compensar, a cabine do Delivery dispõe da vantagem de ter um bom espaço a bordo e uma receita de sucesso faz tempo. Aliás, vale ressaltar que todas as famílias de caminhões da marca, do Delivery ao MAN TGX, o bom espaço interno é notório. Para o condutor, a vantagem é o bem-estar ao dirigir, sobretudo num caminhão direcionado à atividade urbana em que é comum andar com um ajudante. Para isso, o 13.160 oferece o banco com espaço para dois passageiros.

Na gama Delivery é de série o ar-condicionado, banco do motorista com suspensão pneumática e o sistema de máxima tração anti-skid, que eleva parcialmente o 3º eixo, mesmo com o veículo em movimento, a 20 km/h, transferindo parte da carga para o eixo de tração. Esse sistema é útil em situações de saídas em rampas com o veículo carregado ou em situações onde possa ocorrer patinação das rodas de tração por falta de aderência com o solo. A velocidade de 80 km/h o sistema desabilita automaticamente.

No que se refere à manutenção, a MAN optou por oferecer o pneu com medida 215/75 R17,5, sen­­do o último eixo de rodado duplo. Mas ofere­ce a opção com medida 235 com último eixo sim­­­ples. “Optamos por oferecer de série o 215, porque mesmo o caminhão equipado com mais dois pneus, o preço é competitivo frente ao 235. Além disso, ele é encontrado com mais facilidade no mercado de reposição se comparar a versão 235”, explica Andria Cristina Giusti, da engenharia de marketing.

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O VUC possui freio a tambor que integra ABS por força da lei e EBD, sistema que maximiza a potência de frenagem. O veículo tem como maior atributo para conquistar clientes a sua maior capacidade de carga. Ao condutor, o ambiente a bordo é o maior predicado, além de um computador de bordo completo que auxilia o motorista com informações sobre consumo, paradas para manutenção etc.

O teste completo você confere na edição 161 da Revista TRANSPORTE MUNDIAL.