FleetBoard da Mercedes-Benz com novidades

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Telemetria, rastreador, monitoramento e detalhes sobre o modo de conduzir

Telemetria, rastreador, monitoramento e detalhes sobre o modo de conduzir

Para acompanhar a evolução do mercado, a concorrência e a necessidade do transportador brasileiro que, além de ter que fazer a melhor gestão de sua frota possível para ser competitivo, também precisa se proteger do alto nível de criminalidade no Brasil, a Mercedes-Benz renova o seu serviço de telemetria FleetBoard e o relança acrescido dos serviços de rastreamento e monitoramento em parceria com a empresa Zatix, uma das maiores do mercado brasileiro. As novidades da Mercedes-Benz não surpreende, mas apenas a torna similar aos concorrentes FordTrac, VolksNet e MAN Service Guard. A Volvo também oferece serviço de telemetria e monitoramento, com alguns diferenciais melhores e outros nem tanto em relação ao oferecido pela Mercedes.

A necessidade de buscar um parcerio local foi porque, apesar do FleetBoard ser um tecnologia alemã e já utilizado em 100 mil caminhões da marca no mundo, a parte de segurança não poderia ser feita pela matriz, já que na Europa não há necessidade, pois são raros o roubo de caminhão ou da carga lá.

Outra novidade na nova geração do FleetBoard é que, antes, ele era oferecido apenas para os modelos Axor e Actros. A partir de março desde ano passa a ser disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Falta desenvolver o serviço para a linha Sprinter.
 
“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de marketing, vendas e pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. Esse resultado é mais em função do treinamento do motorista e na mensuração de seus resultados. Ou seja, treinar traz resultado na redução de custos. 
 
No exemplo citado pelo executivo os 15% de redução no custo de operação do caminhão foi conseguido com um motorista de Actros que tinha uma péssima média de consumo, de 1,40 km por litro. Depois de passar por treinamento, o mesmo motorista chegou a conseguir um consumo de 2,70 km por litro (no melhor resultado), com uma média de 2,25 km por litro no período de teste.
 
Segurança contra roubo e furto
 
O objetivo da inclusão dos serviços de rastreamento e monitoramento é apoiar o cliente na localização dos veículos e cargas, inclusive em caso de furtos e roubos. Para esta prestação de serviços é utilizada uma tecnologia que possibilita a localização geográfica do veículo e carga caso seja solicitada pelo cliente.

Direção econômica e segura
 
“Graças às facilidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução”, diz André Weisz, responsável pela área de serviços e soluções integradas da Mercedes-Benz. “Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo”. Esses mesmos resultados são prometidos pelo VolksNet, MAN Service Guard, Dynafleet da Volvo e FordTrac.

A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade. O treinamento dos motoristas é contínuo, identificando as conduções inadequadas e contribuindo para o aprimoramento profissional do motorista.

Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a nova legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.

O acesso aos dados e às informações da frota pelo FleetBoard pode ser feita por meio de computador ou telefone móvel com internet e a contratação dos serviços.

Veja na próxima edição (número 140) da revista Transporte Mundial uma análise do mercado de telemetria e rastreamento oferecido pela Mercedes-Benz, Volvo, Ford, Volkswagen e MAN.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).