O Grupo Volvo, além de fabricar caminhões, ônibus, máquinas para construção, também é líder em seu segmento na promoção de debates e ideias para a redução de acidentes e promoção da melhor mobilidade. O Programa Volvo de Segurança no Trânsito, por exemplo, acabou de completar 30 anos no Brasil. Dando continuidade a essa missão, o grupo começa a promover uma série de debates para discutir as tendências para melhorar a infraestrutura e garantir um futuro sustentável para transporte de cargas e pessoas.

Ônibus Volvo elétrico. Foto: Arquivo

Denominado Innovation Summit (Cúpula de Inovação), o primeiro da série de debates ocorre no dia 16 de maio, em Londres. Com foco em “Smart Cities” (cidades inteligentes), o evento reunirá representantes do governo, principais sistemas de transporte, entidades da indústria e da manufatura para discutir o papel que a inovação em transportes comerciais, incluindo automação, eletromobilidade e conectividade para as cidades do amanhã.

Caminhão autônomo

Mobilidade conectada e sustentável é bandeira da Volvo para o futuro do transporte. Foto: Arquivo

A continuidade dos debates continuará em Bruxelas (Bélgica) e Pequim (China). Segundo a Volvo, o Innovation Summit foi pensado para introduzir novas linhas de pensamento sobre os problemas atuais, incluindo qualidade do ar e poluição, congestionamento, saúde e segurança nas estradas.

O Grupo Volvo também estará demonstrando algumas de suas inovações em pesquisa e desenvolvimento, incluindo um ônibus urbano elétrico, o caminhão autônomo de coleta de lixo e uma versão conceito de escavadeira compacta elétrica. TRANSPORTE MUNDIAL trará para seus leitores as principais informações da Cúpula de Inovação. Aguardem!

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).