Kamaz a um passo da Argentina

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A Rostec, empresa estatal criada para desenvolver, promover e exportar produtos do segmento de defesa das empresas russas, divulgou que está bem encaminhado um entendimento com a Argentina para a construção de uma unidade fabril no país.Caminhão Kamaz

Sergey Kogogin, presidente da empresa, afirma que a Kamaz não está em condições hoje de se estabelecer em toda a América Latina, por isso, o foco da empresa é a Argentina.

Sergey diz também que o maior desafio é a distância entre os países. “Fornecer suporte para toda a região é uma operação extremamente cara, sem a fábrica, não seria possível atender os clientes de forma satisfatória”. Para tornar o produto competitivo e equacionar o desafio logístico, a Kamaz pretende utilizar peças de parceiros da marca que estão estabelecidos no Brasil.

Atualmente a empresa participa de uma licitação para a venda de ônibus e caminhões militares no Peru.

Em 2011, a marca estabeleceu uma parceria com a brasileira Marcopolo para vender ônibus no mercado russo e países da região, com chassis Kamaz e carroceria Marcopolo.

A decisão da marca russa pode culminar também na renovação de parte dos caminhões e equipamentos militares das forças armadas argentinas, que mesmo após o recebimento de 30 unidades usadas do caminhão M931A2, continuam em um momento delicado, onde muitos dos seus meios terrestres, aéreos e navais estão obsoletos ou inoperantes.

O caminhão da marca também é utilizado no Pantsir S1, sistema antiaéreo de média altura, que está em processo de aquisição pelo Ministério da Defesa do Brasil. Porém, o Brasil estuda a adoção do sistema montado em plataforma MAN.