Argentina e depois o Chile foram os primeiros mercados sul-americanos eleitos para receberem o New Actros (o mesmo que roda hoje na Europa) e o Arocs – que ao que tudo indica um potencial substituto do Axor.

A data oficial do lançamento será dia 10 de maio na Argentina, de acordo com os sites de transporte daquele país, incluindo a nossa irmã TM Argentina.

Durante o evento haverá testes de condução no Autódromo de Buenos Aires e eventos de promoção dos novos veículos por todo o país.

Uma caravana com os novos caminhões partirá para o norte e outra para o sul do país, com paradas nas concessionárias oficiais com intuito de mostrar aos potenciais clientes todas as novidades dos dois veículos.

Arocs é possível substituto do Axor no Brasil

Para tanto, a caravana vai durar 45 dias e incluirá 20 caminhões entre os modelos Actros e Arocs.

O que já se sabe sobre o New Actros 

O novo Actros destaca-se pela nova geração de motores – capazes de economizar até 10% no combustível em comparação com outros motores de normas inferiores, e têm ciclo de vida útil 20% maior do que as versões anteriores – pela transmissão automatizada Powershift 3 – que apresenta tempo de câmbio 20% mais curto que sua antecessora, e 50% mais curto do que o sistema Telligente, provendo assim menores desgastes da embreagem e menor desperdício de combustível na hora de mudar de marcha – e os eixos inteiramente renovados com intuito de reduzir as perdas por fricção.

A cabine, além do desenho totalmente renovado, é mais moderna e chega para melhorar a aerodinâmica. Segundo informações já divulgadas pela imprensa local, o novo Actros argentino será idêntico ao já vendido na Europa.

Uma nova geração de motores também chega com os caminhões. Essa geração permanece com 6 cilindros em linha com versões de 11 e 13 litros com potências de 360 cv e 510 cv.

Além das versões 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4, haverá modelos especiais 4×4 e 6×6 para atender nichos de mercado.

No Chile

A nova geração do Actros chegou ao Chile no final de março. Por lá, as novas unidades estão sendo comercializadas pela Kaufmann, representante oficial do grupo Daimler no país.

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.