As marcas europeias presentes no Brasil podem não vender exatamente o mesmo caminhão lá e aqui. Por estratégia de cada uma, o modelo comercializado para o brasileiro pode ser quase idêntico ao vendido para o transportador do Velho Continente, ficando pequenas diferenças em função de legislações, como, por exemplo, a ambiental, que lá estão na fase Euro 6 e aqui na fase Proconve P7, equivalente a Euro 5.

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Neste caso estão MAN, Scania e Volvo, além da Iveco mais especificamente com o modelo Hi-Way. Outras marcas têm a estratégia de trazer para o Brasil gerações que eram da época da Euro 5 na Europa e adaptarem para o Brasil. Há também o caso de desenvolveram modelos totalmente para o mercado brasileiro, mas usando tecnologias consagradas na matriz, como alguns modelos da Mercedes-Benz. Outro caso é o desenvolvimento 100% brasileiro, como são os caminhões da Ford e da Volkswagen.

Seja de uma forma ou de outra, apuramos o que teve de novidade por lá recentemente. Afinal, elas, ou parte delas, poderão fazer parte da nossa realidade em um futuro próximo. Vale lembrar que a fase do Proconve P8 está em discussão por uma comissão envolvendo os setores privado e público e já cogita que esta passe a ser uma etapa exigida a partir de 2022.

Dessas marcas citadas, encontramos novida­des da DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. Confira a seguir:

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).