As exigências cada vez mais rígidas sobre o uso de motores diesel, sobretudo levando-se em conta o seu grande impacto ambiental, alavancaram o desenvolvimento de inovações que possibilitam um uso mais eficiente do diesel. Nesse sentido, o sistema de injeção de alta pressão com múltiplos pontos que a Scania desenvolveu para os motores dos caminhões dessa nova geração chega para atender tais demandas.

A nova geração de motores Scania ganhou aumento de potência e torque, além de nova litragem, logo, novas potências. Segundo a engenharia da fabricante, a tecnologia de alta pressão faz ajustes contínuos e precisos para assegurar a dosagem adequada de combustível para todas as condições sem causar restrições ao torque do motor.

“A Scania melhorou bastante a eficiência energética desses motores da nova geração. Temos uma das mais altas tecnologias, quando se fala em injeção de diesel”, destaca Alexandre Silva engenheiro de pré-vendas da Scania no Brasil.

Enquanto o sistema de injeção PDE – que deve ser extinto com a chegada de novos modelos e potências – faz uma única injeção dentro da camisa, o novo sistema faz múltiplos pontos de injeção dentro da camisa do motor, conseguindo calcular o tempo certo e quanto deve injetar. Com isso, além do ganho em consumo de combustível, reduzindo emissões, também ganha-se com a redução do nível de ruído.

Como funciona

A tecnologia dos novos motores foi desenvolvida para tornar a combustão do combustível mais eficiente. O sistema de injeção trabalha com alta pressão e múltiplos pontos de injeção. Trata-se de um sistema que já é utilizado na Europa desde 2016, com a chegada da nova geração.

O material do bloco dos motores em CGI (composto de ferro e grafite) é 70% mais forte e 40% mais rígido. Ele conta também com novo sistema de SCR e tanque de Arla 32.