A Testa divulgou o preço do seu caminhão cavalo mecânico Semi. Será de US$ 150 mil sem os impostos para a versão de entrada, com autonomia de 300 milhas (480 km). Em reais, pela cotação de R$ 3,23, custaria no Brasil, sem impostos e custos logísticos, cerca de R$ 484.500. Com os impostos no Brasil, este valor pode ultrapassar a casa de R$ 1 milhão. Um cavalo mecânico convencional que leva a mesma quantidade de carga do Tesla Semi (36 toneladas) custa, em média, R$ 280 mil.  

Veja abaixo a reportagem sobre o modelo

Após adiar por duas vezes a apresentação do ‘Semi’, o primeiro caminhão da marca, a Tesla, no esforço para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, finalmente apresentou sua aposta nos pesados.

truck 1

Bem sugestivo, o nome ‘Semi’ vem de elétrico semiautônomo, especialidade da empresa do segmento de veículos elétricos. Até agora, o esforço do mercado consistia no desenvolvimento de caminhões elétricos para curtas e médias distâncias, daí a importância de projetos como o Semi e o Nikola, que prometem autonomia o suficiente para cobrir longas distâncias.

Elon Musk, presidente da Tesla, garantiu que o Semi terá autonomia de até 800 km com carga única. Musk também afirmou que o custo por km do Semi será menor que o modal ferroviário.

Semi Front Profile.0

Um conjunto de baterias alimenta os quatro motores do Semi, dois movem os eixos dianteiros e outros dois os traseiros. Totalmente carregado, com pouco mais de 36 t, o caminhão vai de zero a 100 em 20s.      

Por dentro da cabine

O interior da cabine do Semi é totalmente ‘clean’, com assento único (como num cockpit de avião) cercado por duas telas LCD sensíveis ao toque que mostram em tempo real informações do veículo e da rota ao condutor.

painel

Apesar de não fornecer mais detalhes do projeto, aos interessados do Canadá ou Estados Unidos, a Tesla já aceita reservas do Semi, mediante pagamento de sinal de US$ 5 mil. A empresa ainda não informou o preço do caminhão, que terá o início da produção em série em 2019.

Por ser uma tecnologia totalmente, ainda há dúvidas que nenhum fabricante tenha respondido ou que tenha sido transparente. Após dois anos de uso, as baterias terão a mesma autonomia de quando zero? Qual a vida útil das baterias? Quando elas precisarem ser trocadas, quanto custarão?