Um missionário de peso

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A Oshkosh Heavy Equipment Transporter é conhecida mundialmente por ser referência na produção de caminhões de defesa. Mas ela também conta com produtos para transportar equipamentos militares. Por essa razão, eles são produzidos com a mais alta tecnologia e robustez, sendo a força o maior atributo. O HET 1070F (Heavy Equipment Transporter ou Caminhão para o Transporte de Equipamento Pesado) foi desenvolvido com esse intuito.

O brutão foi projetado para fornecer capacidade de resposta rápida, tanto que ele é direcionado para atuar em missões críticas, no transporte, por exemplo, de  tanques, veículos blindados ou de artilharia autopropulsada, tratores blindados, entre outros. O HET pode operar em rodovias (com autorização especial) como em terrenos off-roads.

Para tanto, é equipado com motor Caterpillar C-18 de 6 cilindros em linha, que desenvolve potência de 700 cv  e torque de  262,8 mkgf a 1 300 rpm – 200 cv a mais de potência em relação ao antecessor. Para se ter uma ideia do que isso significa, o modelo é capaz de mover um equipamento de 70 t a uma velocidade de 80 km/h. Com tração 8×8, o HET possui suspensão independente em todos os eixos. 

A cabine do 1070F ainda permite transportar seis passageiros. Ela tem 2,50 m de largura e se incluir os retrovisores passa para 3,67 m. A altura é de 3,74 m, e o comprimento, 9,49 m. Sua tara é de 20 t. Esse espécime exclusivo da Oshkosh é capaz de rodar 520 km com o tanque original de combustível de 947 litros. Produzido pela Oshkosh desde 1992, em 2001 o modelo foi eleito pelo exército britânico para fazer o transporte de seus equipamentos. 

Com mais de 90 anos de existência, a Oshkosh produz diversos modelos veículos leves, médios e pesados, e inclusive, veículos não tripulados, para os segmentos militar, bombeiros e comercial.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).