Há 65 anos: do L 312 ao Novo Actros. Em 1956, a Mercedes-Benz apresentava o seu primeiro caminhão fabricado no Brasil, o L 312, conhecido como Torpedo. Foi também em 1956 que a montadora alemã apresentou o conceito de veículo de carga com motor a diesel. Da mesma forma, ela foi a primeira a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que permitisse maior eficiência ao trem de força.

Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também acompanha a evolução da sua compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas.
“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O Novo Actros também apresenta ganhos de economia com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.
“Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo. “E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento”.

Evolução em segurança
O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas. Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.
O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.
O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

Fatos marcantes nos 65 anos
Ano |
Modelo |
Destaque |
1956 |
L 312 |
1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo” |
1958 |
L 321 |
1º “cara chata” da marca |
1960 |
LA 321 |
1º com tração total 4×4 |
1964 |
L 1111 |
“Bicudo”, clássica cabina arredondada |
1967 |
LP 1520 |
Novo modelo com cabina avançada |
1970 |
L 1113 |
Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades |
1972 |
L 608 D |
“Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil |
1989 |
Linha HPN |
Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados |
1991 |
Linha FPN |
Novos médios e semipesados “cara chata” |
1993 |
Top Brake |
Exclusivo freio-motor adicional |
1996 |
710 e 1620 |
Entre os caminhões mais vendidos no Brasil |
1998 |
Tecnologia |
Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico |
2000 |
L 1620 6×2 |
O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo |
2003 |
Accelo |
Nova geração de caminhões leves da marca |
2004 |
Atego |
Nova geração de médios e semipesados |
2005 |
Axor |
Nova geração de extrapesados on e off-road |
2007 |
Actros 8×4 |
Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road |
2009 |
História |
1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil |
2010 |
Actros |
Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546 |
2011 |
Atron |
Nova geração de caminhões “bicudos” |
2015 |
Accelo 6×2 |
Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios |
2018 |
Axor 3131 Autônomo |
1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil |
2019 |
Novo Actros |
O caminhão mais inteligente do Brasil |
Inscrições para o Prêmio Transporte Responsável foram prorrogadas por mais alguns dias