Há 65 anos: do L 312 ao Novo Actros. Em 1956, a Mercedes-Benz apresentava o seu primeiro caminhão fabricado no Brasil, o L 312, conhecido como Torpedo. Foi também em 1956 que a montadora alemã apresentou o conceito de veículo de carga com motor a diesel. Da mesma forma, ela foi a primeira a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998), introduzindo tecnologias que permitisse maior eficiência ao trem de força.

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Mercedes-Benz L 1111, fabricado no Brasil a partir de 1964

Como pioneira na introdução do motor a diesel no Brasil, a Mercedes-Benz também acompanha a evolução da sua compatibilidade ambiental. O L 1111 de 1964, por exemplo, um caminhão para 11 toneladas de PBT, emitia cerca de 15 kg de CO2 por tonelada de carga líquida transportada a cada 100 km. Com o Novo Actros para 74 toneladas de PBTC esse índice é de 3 kg de CO2 por tonelada transportada, ou seja, a emissão foi reduzida em cinco vezes ao longo dessas décadas.

“Investir em projetos de redução de CO2 faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Mercedes-Benz do Brasil. Para nós, apresentar caminhos de inovação e extrair o melhor que podemos de cada alternativa é o que nos move. Acreditamos no alto potencial de redução de emissões com motores diesel muito mais modernos e eficientes e em multisoluções”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

O Novo Actros também apresenta ganhos de economia com base em sua eficiência e na soma de seus recursos tecnológicos é possível alcançar a redução de 12% no consumo de combustível em relação ao Actros anterior.

“Desde que a Mercedes-Benz chegou ao País, nossos caminhões sempre foram protagonistas na história do transporte de cargas. Eles são referência há quase 65 anos para o mercado”, ressalta o executivo. “E seguem evoluindo em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, segurança, sustentabilidade e conectividade, como demonstra o Novo Actros, que traz novas tendências para o segmento”.

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Evolução em segurança

O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas. Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.

O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade, ESP. A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, fazendo do Novo Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que até já estão presentes no caminhão autônomo do futuro”.

O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

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Fatos marcantes nos 65 anos

Ano

Modelo

Destaque

1956

L 312

1º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo”

1958

L 321

1º “cara chata” da marca

1960

LA 321

1º com tração total 4×4

1964

L 1111

“Bicudo”, clássica cabina arredondada

1967

LP 1520

Novo modelo com cabina avançada

1970

L 1113

Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades

1972

L 608 D

“Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil

1989

Linha HPN

Novos médios e semipesados “bicudos” quadrados

1991

Linha FPN

Novos médios e semipesados “cara chata”

1993

Top Brake

Exclusivo freio-motor adicional

1996

710 e 1620

Entre os caminhões mais vendidos no Brasil

1998

Tecnologia

Pioneirismo: freio a disco para caminhões e motor com gerenciamento eletrônico

2000

L 1620 6×2

O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo

2003

Accelo

Nova geração de caminhões leves da marca

2004

Atego

Nova geração de médios e semipesados

2005

Axor

Nova geração de extrapesados on e off-road

2007

Actros 8×4

Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road

2009

História

1.000.000 de caminhões vendidos no Brasil

2010

Actros

Lançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546

2011

Atron

Nova geração de caminhões “bicudos”

2015

Accelo 6×2

Accelo 1316 6×2 para o segmento de médios

2018

Axor 3131 Autônomo

1° Caminhão autônomo em operação regular no Brasil

2019

Novo Actros

O caminhão mais inteligente do Brasil

Inscrições para o Prêmio Transporte Responsável já estão abertas

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).