Alternativas suecas

41

Tecnologia Scania

Tecnologia Scania

O bioetanol é de longe a mais eficiente tecnologia de combustíveis alternativos na redução das emissões de CO2 para veículos pesados. Pelo menos é o que informa um estudo realizado entre empresas de transporte, distribuidores de combustível e a Prefeitura de Estocolmo.

Desde 2010, um total de 50 caminhões movidos a combustíveis alternativos têm operado em Estocolmo e também servindo de base para ensaios com combustíveis renováveis ?nos caminhões. O projeto Caminhão Limpo envolveu 50 caminhões que operam com os bicombustíveis metano-diesel, híbrido elétrico-diesel e bioetanol.

Recentemente divulgado, o estudo mostrou que o caminhão da Scania movido a bioetanol foi o que mais apresentou resultados positivos, com uma redução de 70% de CO2. Os caminhões Scania bioetanol são operados pela empresa de transporte Kyl-och Frysexpressen de Estocolmo, que realiza entregas de produtos a varejistas de alimentos da região.

“Depois de ter caminhões operando por alguns anos, nós os consideramos a melhor alternativa de combustível disponível”, diz Robert Barkensjö, diretor da empresa. Barkensjö diz que, em sua experiência, não há diferença entre a operação e condução de um bioetanol em comparação com um caminhão diesel convencional.

ED95 nome do motor usado nessa tecnologia é um motor diesel que foi adaptado para receber o etanol. A tecnologia é constituída por 95% de etanol. Por isso é adicionado um reagente químico que ajuda a melhorar o sistema de ignição, além de lubrificar o sistema contra corrosão.