Anfavea: 60 anos representando a indústria nacional

44

No próximo dia 15 de maio, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que representa a indústria automobilística brasileira, celebra 60 anos de atividades no país.


Quando iniciou suas atividades em 1956, a entidade contava com 8 associados, empregava 9,8 mil pessoas, produzia 30,5 mil veículos no Brasil, comercializava quase 31 mil e não exportava nenhum veículo. Hoje, 60 anos depois, a Anfavea conta com 32 associados, que empregam mais de 128 mil pessoa, coleciona recordes (mais de 3,7 milhões de veículos produzidos), 3,80 milhões de veículos comercializados e 900 mil exportados.

Em 60 anos, mais de 78 milhões de veículos sairam das linhas de produção brasileira, com mais de 70 milhões comercializados. “Os números demonstram não somente a grandiosidade da indústria e sua capacidade produtiva, mas também a evolução que ela trouxe para o Brasil, com geração de renda e emprego, além de oferecer produtos que viabilizam o transporte de pessoas e de cargas, que mecanizam e elevam a produtividade no campo e que transformam em realidade o sonho do livre direito de ir e vir. Não é possível imaginar um país com representatividade no mundo sem a indústria automobilística”, afirma Antonio Megale, presidente da Anfavea.

Para comemorar a data, a entidade vai promover visitas as universidades brasileiras, com o intuito de apresentar a história da associação por meio de palestras.