transporte internacional pode ser afetado com feriado do Ano Novo Chinês
Foto: Schwoaze por Pixabay

Centenas de transportadoras de cargas trabalham para empresas que importam e exportam com outras de países da Ásia e, por isso, devem ficar atentas às datas relativas ao Ano Novo Chinês, pois isso afeta diretamente as atividades no Brasil.

O Ano Novo Chinês é um dos eventos de maior impacto no setor de comércio internacional. Em 2020, 25 de janeiro será o primeiro dia do novo ano no país. Esta é uma época em que os chineses normalmente viajam e visitam parentes para celebrar as festividades com os entes queridos. Cerca de 80 milhões de trabalhadores do país, a maioria das áreas urbanas ao longo da costa da China, voltam para suas cidades natais.

O feriado do Ano Novo Chinês não marca apenas o início de um novo ano. Nessa época também acontece uma paralisação completa da infraestrutura de produção chinesa, quando praticamente todas as empresas e fábricas locais fecham por um período de uma a quatro semanas. Todos os fornecedores encerrarão as operações uma a duas semanas antes do feriado. No fim, a comemoração afeta cerca de dois meses de produção.

“Esta época do ano apresenta muitos desafios para os importadores e exportadores”, afirma João Paulo Caldana, diretor-executivo da Dachser Brasil, empresa de logística com presença em 44 países.

“Navios cargueiros, aviões e outros modos de transporte internacional ainda estão funcionando. Ou seja, a carga ainda está em movimento, mas o planejamento das remessas exige uma estratégia que comece meses antes para que o frete seja manuseado sem problemas e interrupções”, completa o executivo.

É comum que o volume de entregas seja estabelecido apenas algumas semanas antes do feriado, já que as empresas acelerarão sua produção, que não será retomada até uma ou duas semanas após o período fora. Há dois eventos que acontecem nesta época: o feriado oficial e o feriado tradicional, o que ocasiona a paralisação mais prolongada entre algumas empresas. Alguns fornecedores ficam fechados por mais de um mês.

Transporte pode ser afetado com o feriado do Ano Novo Chinês
Foto: Jason Goh por Pixabay

Como seu negócio pode ser impactado:

  • Todos os negócios durante o Ano Novo Chinês enfrentarão um atraso no tempo de produção, assim como para pedidos de cotação.
  • Muitos trabalhadores não retornam ao local de trabalho imediatamente após as férias, o que significa que os tempos de produção estimados podem ser estendidos.
  • Se os pedidos forem feitos com atraso, é possível que eles sejam prorrogados na linha de produção.

Agenda de paralisação no feriado para os escritórios da Dachser na Ásia:

 

País

Feriado

Escritórios fechados em

Outros detalhes

China continental

Ano Novo Chinês

24 a 30 de janeiro

 

Hong Kong

Ano Novo Chinês

25 a 28 de janeiro

Escritórios em Hong Kong devem se fechar às 16h do dia 24 de janeiro

Taiwan

Ano Novo Chinês

23 a 29 de janeiro

 

Coreia

Ano Novo Lunar

24 a 27 de janeiro

 

Cingapura

Ano Novo Chinês

25 a 27 de janeiro

Escritórios devem se fechar às 13h do dia 24 de janeiro

Malásia

Ano Novo Chinês

25 a 27 de janeiro

 

Vietnã

Ano Novo Lunar

23 a 29 de janeiro

 

Indonésia

Ano Novo Chinês

25 de janeiro

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).