GraficoOrlandoMerluzzi 1

Em poucas palavras é difícil definir quem é Orlando Merluzzi. Para mim é uma pessoa que sabe interpretar a economia gerada pelo setor automotivo. Um resumo sobre ele vai no final deste texto. No entanto, é mais do que isso. O que importa agora, com autorização dele, é reproduzir a última análise que ele fez sobre os fabricantes de caminhões. Confira, porque vale a pena:

“Fundo de Comércio e a ‘dança do market share’. O gráfico mostra a evolução nos últimos dezoito anos no segmento de veículos comerciais vocacionais (de 3,0 toneladas até o extrapesado). A análise no “segmento expandido” evitar a miopia de marcas que só consideram em seus relatórios, os segmentos nos quais competem, assim como representa elevados ganhos ao Fundo de Comércio para marcas que atuam em todo mercado, a partir de 3,0 toneladas com chassi-cabine e furgão, como é o caso da IVECO com a Daily, da MERCEDES com a Sprinter e mais recentemente da VW com o Express chassi-cabine.

Boa recuperação da SCANIA, consistência da VOLVO e crescimento da IVECO. A DAF vai bem e deve crescer mais com a entrada em outros segmentos neste ano. Por fim, vale ressaltar que nos últimos dezoito anos, MERCEDES e VW/MAN foram responsáveis por 48% de todas as vendas de veículos comerciais no Brasil, no segmento expandido e se considerarmos apenas o segmento de caminhões Anfavea (a partir de 3,5 toneladas), o índice de participação das duas marcas alemãs, juntas, no mesmo período é de 57%. A VW/MAN reassumiu a liderança do segmento após dez anos.

Em tempo, o segmento expandido vocacional de carga vendeu 155.290 veículos em 2021 e é composto pelo Sub-3,5ton (Furgões de Carga ≥ 8m³ e chassi-cabine entre 3,0t e 3,5t, com rodagem traseira simples e motor diesel acima de 2.0L) + o segmento ANFAVEA de Caminhões ≥ 3,5ton até o extrapesado. O Fundo de Comércio impacta o valuation das franquias.” Todo este trecho é de autoria do pensador Orlando Merluzzi. 

Abaixo, o currículo de Orlando Merluzzi publicado no LinkedIn:

Anfitrião no Portal Pensamento Corporativo. Conselheiro de administração, mentor de executivos e sucessores, consultor em gestão, governança, ESG e estratégias de negócios. 37 anos de atuação no mundo corporativo, no Brasil e no exterior. Conduzo a MA8 Management Consulting Group. Autor do livro: Potência Corporativa, transformando o clima organizacional e a adrenalina em resultados para a organização (2ª edição lançada em 2021).

Business executive with diversified management experiences in the automotive Industry. Large experience with a 37-year career, served as director, C-level, VP, Ombudsman, and board member. Strategist, visionary, founder of MA8 Management Consulting Group, and host at the PensamentoCorporativo.Com – Speaker and Writer. Author of the book: Corporate Power, written and edited in Portuguese: “Potência Corporativa”, listed amongst the best sellers in segment (2017/2021).

Channels:

https://www.ma8consulting.com/

https://pensamentocorporativo.com/

https://www.youtube.com/pensamentocorporativo

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).