Scania 25 P para cegonha

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Scania 25 P em seu primeiro uso como cegonheiro

A gigante de logística ARS Altmann Automobillogistik, com sede na Baviera, Alemanha, colocou em serviço o primeiro cavalo mecânico Scania 25 P, totalmente elétrico para trabalhar como Cegonheiro. 

O veículo elétrico a bateria Scania 25 P de 230 kWh está sendo usado pela ARS Altmann no transporte de distribuição de automóveis. A empresa possui 650 cegonhas com cavalos mecânicos a diesel. Agora, parte para uma estratégia de sustentabilidade corporativa ambiciosa, visando alcançar a neutralidade de CO₂ até 2030.

O que é a Scania Ventures Logistics?

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Scania 25 P em teste em operações urbanas

A Scania Ventures Logistics é uma iniciativa da Scania para investir em startups e tecnologias inovadoras relacionadas à logística e ao transporte de carga. 

A divisão visa identificar e apoiar startups que possam trazer soluções disruptivas para o setor de transporte de mercadorias, incluindo tecnologias relacionadas à logística, transporte sustentável, segurança rodoviária, eficiência energética, automação e digitalização.

Através de sua rede de parceiros, a Scania Ventures Logistics oferece suporte financeiro, mentorias e recursos técnicos para ajudar as startups a crescer e prosperar no mercado.

A equipe da Scania Ventures Logistics ajuda clientes a se prepararem para um futuro de veículos autônomos e eletrificados. Segundo Markus van Horik, da Mobility Solutions, a logística eficiente pode proporcionar mais transparência e previsibilidade no transporte diário, e é fundamental para a condução de mudanças no transporte sustentável. 

Markus explica que as novas tecnologias ainda não estão maduras e a legislação e abordagens dos países variam, requerendo uma abordagem flexível. A Scania está bem-posicionada para ajudar na otimização de fluxos e redução de emissões de CO₂ e custos. 

O projeto Scania Ventures Logistics está atualmente em pilotos com várias empresas do setor, e uma das melhorias envolve a consolidação de remessas em um local antes de enviar para a instalação de produção, o que pode reduzir as emissões de carbono e os custos em até 20%.

“Os caminhões de hoje podem rodar em qualquer lugar em qualquer época do ano, mas esse ainda não é o caso dos transportes autônomos e eletrificados. Não se trata apenas da tecnologia, mas também da legislação, das abordagens de diferentes países e até mesmo de sua prontidão tecnológica.”

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Scania apela aos decisores políticos da UE para acelerar a eletrificação

Jennie Cato chefe de Relacoes Publicas e Relacoes Governamentais da Scania
Jennie Cato, chefe de Relações Públicas e Relações Governamentais da Scania

A Scania está pedindo aos formuladores de políticas da União Europeia (UE) que reduzam a burocracia e forneçam fatores facilitadores para acelerar a eletrificação do transporte pesado. A empresa já tem caminhões elétricos urbanos em produção em série e entregará veículos pesados premium ainda este ano. A Scania acredita que a liderança política é necessária para fornecer fatores facilitadores e minimizar regulamentações desnecessárias que atrasem a transição para veículos elétricos. A empresa espera que os tomadores de decisão da UE estabeleçam o acesso à eletricidade verde e infraestrutura de carregamento, além de garantir a paridade de preços entre transporte elétrico e movido a combustíveis fósseis, usando medidas eficientes de precificação de carbono. A Scania também pede que os regulamentos da UE, como os padrões Euro 7 e a Regulação de Infraestrutura de Combustível Alternativo, sejam bem configurados e funcionem como um pacote completo para mitigar as emissões de CO₂ e melhorar a qualidade do ar e a saúde pública.

A Scania fecha seu primeiro negócio com Scania 25 P no México

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Primeiro Scania 25 P vendido no México

A gigante multinacional mexicana de alimentos Grupo Bimbo encomendou sete caminhões elétricos, que serão a primeira frota de caminhões elétricos da Scania na América Latina. 

O México tornou-se a mais recente adição à revolução elétrica sustentável da Scania, com o anúncio do primeiro pedido do país para caminhões elétricos Scania.

O Grupo Bimbo, a maior empresa de panificação do mundo, concordou em comprar sete caminhões elétricos rígidos modelo 2024 25 P B4x2 da Scania México. Os veículos 100% elétricos, que vão circular em percursos urbanos, têm capacidade de carga de 11,5 toneladas e serão equipados com o Advanced Driver Assistance System (ADAS) 2.0. Cada veículo também será coberto por contratos de manutenção da Scania, para garantir a máxima disponibilidade do que será a primeira frota de caminhões elétricos da Scania na América Latina. 

O pedido do Grupo Bimbo ocorreu após a conclusão de um período de teste bem-sucedido de um caminhão elétrico 25P B4x2, como parte da intenção compartilhada da empresa com a Scania de avançar para o transporte sustentável. O teste, que começou em 2022, produziu resultados positivos em termos de alcance e desempenho.

Para a Scania México, o acordo reforça seu compromisso de lançar um novo caminhão elétrico a cada ano; quer que os veículos elétricos representem 10% de sua oferta de veículos até 2025, e almeja 100% até 2050. Os novos caminhões elétricos Scania também ajudarão o Grupo Bimbo a continuar avançando na redução de suas próprias emissões de carbono e mais de 80% da eletricidade que consome agora vem de fontes renováveis.

“Ambas as empresas estão gradualmente se aproximando de nosso objetivo. Ou seja, o de reduzir as emissões poluentes de nossos veículos para 20% de seu nível de 2015 até 2025, e continuar até chegarmos a zero emissões de carbono, em alinhamento com nosso compromisso com a iniciativa Science-Based Targets,” diz Alejandro Mondragón, CEO da Scania México.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).