Revirando nossas reportagens do passado, encontramos um comparativo entre os melhores volantes do mercado. Confira mais essa matéria na série, Baú da TRANSPORTE MUNDIAL:
Se resgatar a história dos antigos caminhões da Daimler Motoren-Gesellschaft, de 1896, pode-se observar que muita coisa mudou de lá até agora. Os veículos ganharam mais cavalagem, tecnologias embarcadas, estão mais seguros, e a forma de guiá-los também evoluiu. O volante que equipava os caminhões da fabricante alemã, naquele século, era pequeno e produzido em ferro fundido, funcionava porque era ligado a uma cadeia cinemática que fazia girar o eixo dianteiro para orientá-lo na direção desejada.
Em 2011, os sistemas de direção foram aperfeiçoados a limites insuspeitáveis, no entanto, por mais que tenham sido desenvolvidos experimentos e desenhos futuristas, o componente se manteve com praticamente as mesmas carcaterísticas de antigamente. Mas entre toda a evolução a qual se refere aos veículos comerciais, é clara a sofisticação e a multifuncionalidade do volante que ganhou uma série de tarefa extras.
Os caminhões que foram produzidos nas primeiras décadas do século XX ofereciam volantes que pouco se diferenciavam do que era montado nos modelos primitivos da Daimler. O primeiro acessório a ser instalado no volante foi a buzina, logo depois ocorreu o avanço do sistema de ignição. Mesmo com essas “modernidades”, o transporte rodoviário tinha de ser feitos por verdadeiros atletas. Imagine a força que era exercida nos braços? Nas décadas de 40 e 50, guiar um caminhão era certamente um ofício para fortes.
À medida que os veículos pesados foram ganhando maior protagonismo no mercado mundial – o que trouxe como consequência direta o aumento da tonelagem dos caminhões – o incremento de inovações do volante foi se tornando gradativo. A posição do volante foi outro item a ser evoluído, passou a ser semi-horizontal, com objetivo de poder guiar com mais afinco nas curvas, além de deixar o motorista numa postura ergonomicamente mais correta.
No final do século passado novas tarefas foram sendo implementadas no volante, dando a ele um segundo nome “multifunção”.
A partir daí começaram a chegar os primeiros airbags como itens de segurança passiva, sendo a Volvo e a Mercedes-Benz as pioneiras. Com a introdução da eletrônica embarcada e a informática, ganharam papel notório, pois ter à mão a maior parte das funções e acessórios que intervêm na condução são as premissas da multifuncionalidade. Com isso, o motorista passou a ativar determinadas funções sem ter de se afastar do volante.
Os primeiros comandos que passaram a ser equipados no volante foram os sistemas de rádio/CD. Com o tempo as funções de outros controles também foram sendo acomodados no volante. Os novos e ergonômicos desenhos deixam um grande espaço na parte superior para permitir a leitura do quadro de comandos. Contudo, a arquitetura ficou tão bem resolvida que o telefone celular, rádio, cruise control, limitador de velocidade, computador de bordo, entre outros, podem ser ativados do volante.
Vale ressaltar que no início de sua chegada, o volante multifunção era um item oferecido como opcional. Com o passar do tempo e a sua tamanha importância, até pela segurança que possui, o equipamento passou a ser oferecido de série em todas as fabricantes. Veja os melhores da época:
DAF XF105 – Sensível e intuitivo
Comando principal do telefone.
Agenda de telefone.
Programador de velocidade.
Limitador de velocidade.
Reset do cruise control.
Regulador do cruise control e ACC.
Esse volante dispõe de seis comandos que estão situados nas laterais. Seu manejo é simples, bastante intuitivo, e não incorpora funções para acionar o sistema de áudio e nem do computador de bordo. O airbag é opcional.
Iveco Stralis – Sonoro e ordenado
Seletor de estação de rádio.
Volume de áudio.
Função de computador de bordo.
Menu do computador de bordo.
Retorno à página inicial.
Com os comandos da esquerda se controla o sistema de áudio por meio dos interruptores. À direita ficam os três comandos para navegar no computador. Os comandos do cruise control se localizam na alavanca do lado direito.
MAN TGX – Completo e funcional
Comando do telefone e do computador de bordo.
Finaliza chamada e retorna para função inicial.
Agenda de telefone e entrada ao menu do computador de bordo.
Facilidade para leitura de página.
Comando de cruise control e ACC.
Reset do cruise control.
Stop do cruise control.
Regulador da velocidade de cruzeiro.
O volante multifuncional da MAN é um dos mais completos da categoria e seus oito botões permitem ativar muitas de funções.
Mercedes-Benz – Actros Controle limitado
Comando quádruplo para navegar pelo comptador de bordo.
Comando quádruplo para controlar o telefone e a agenda.
O volante da marca alemã incorpora dois comandos basculantes de quatro posições, que controlam basicamente o telefone e o computador de bordo. As funções de cruise control, entre outras ,ficam situadas na alavanca localizada à direita da direção. O airbag é de série.
Renault Magnum – Regulagem de velocidade
Comando para a regulagem do cruise control.
Comando para ligar e desligar o cruise control.
Central com seis comandos que regula áudio, telefone e display.
Esse volante oferece dois comandos para o controle do cruise control e da velocidade. Já a central do lado direito para o controle do áudio é um pouco complexa.
Scania R – Simples e efetivo
Comando de áudio, rádio/CD, volume, sintonia e memória.
Regulador de quatro posições do cruise control, para ativar, desativar, dispondo do programa de velocidade.
Regulador do ACC e do controle de proximidade.
Controle e programador de velocidade.
Comando para navegar o menu do computador de bordo.
Como o modelo da MAN, a Série R incorpora um volante multifunção bem completo, já que possui comandos para ativar múltiplas funções. O airbag é de série.
Volvo FH – Escasso
Atender telefone.
Desligar telefone.
Comando de quatro funções para regular o rádio, sintonia, volume, etc.
Buzina.
A Volvo incorpora as funções cruise control, ACC, entre outros, na alavanca situada do lado esquerdo do volante. Por outro lado, os comandos do computador de bordo na alavanca do lado direito da coluna de direção. Inclui airbag de série.