A DAF foi uma das duas fabricantes automotivas a participar da Fenatran. O tão falado CF 85 foi finalmente lançado no país. Com PBT de 16.000 kg, o modelo é o segundo caminhão a figurar no portfólio da marca no Brasil, e, junto com XF 105, vai atuar na categoria pesado; sendo o XF o caminhão Premium da DAF.
Produzido na unidade de Ponta Grossa, no Paraná, o CF 85 é oferecido nas versões 4×2 e 6×2. O propulsor é o Paccar MX, de 12.9 litros, com opções de 360 cv ou 410 cv de potência, que geram torque de 181 mkgf e 204 mkgf, respectivamente. A caixa é ZF, automatizada, de 16 velocidades.
Antes de estrear no mercado brasileiro, o chassi e a suspensão foram reforçados para torna-lo mais adequado às condições brasileiras. Voltado ao transporte de curtas e médias distâncias, o CF 85 atende aos segmentos de cegonha, transporte de químicos, insumos agrícolas e cargas fracionadas. Duas opções de cabine estão disponíveis: Sleeper e Space Cab.
“O modelo tem ótimo desempenho com carreta três eixos, vanderleia ou LS (2+1). A fácil manobrabilidade, somada ao baixo custo de operação e qualidade do caminhão, o tornam um produto pronto para competir em pé de igualdade com os líderes deste segmento no Brasil”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Além do CF 85, a DAF apresentou mudanças pontuais na linha XF 2016, como novas opões de entre-eixos e opcionais; a cabine Super Space Cab agora está disponível na linha. Por fim, os motores Paccar MX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv agora serão produzidos no Brasil. Confira todas as novidades da DAF na edição 149 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.