Scania, Toyota, Ministério dos Transportes de Singapura e autoridades portuárias assinaram acordo de colaboração que permitirá colocar em ação o primeiro ensaio de longa duração do projeto Platooning de caminhões totalmente autônomos.
Esse projeto consiste na implementação de comboios de veículos que circulam juntos e coordenados.
A tarefa será realizada com quatro caminhões cujo primeiro vai atuar como caminhão-guia e os outros três vão circular em condução autônoma. Esses veículos vão realizar o transporte nas regiões portuárias de Singapura.
Organizado pelo Ministério dos Transportes e pelas Autoridades Portuários de Singapura, esse projeto tem como objetivo testar a nova tecnologia de veículos autônomos.
A frota de veículos em Singapura está próxima de um milhão de unidades e essa iniciativa pretende dar uma resposta à crescente procura de viagens e aos constrangimentos de um país onde 12% do seu território é utilizado em infraestrutruras rodoviárias. Para agravar a situação, o país enfrenta a escassez de motoristas profissionais.
Os ensaios do Platooning terão duas fases, consistindo a primeira na concepção, ensaio e aperfeiçoamento dessa tecnologia para adaptação às condições locais. Os testes irão ser conduzidos pela Scania e pela Toyota, nos seus próprios centros de desenvolvimento na Suécia e no Japão, respetivamente.
A segunda fase incluirá ensaios locais e o desenvolvimento de tecnologia para o transporte de veículos autônomos em Singapura. Para tanto, os investimentos são da ordem de 54 milhões de euros.