Por ocasião do lançamento do Ford Cargo 3031 8×2, a edição 177 da revista TRANSPORTE MUNDIAL publicou um comparativo com todas as opções de caminhões chassi rígido 8×2 disponíveis no mercado brasileiro na faixa de 300 cv de potência. Agora vamos, gratuitamente, disponibilidade este conteúdo aqui no site. Confira:
5O comparativo: MB x VW x Iveco x Volvo x Scania x Ford
Antes das montadoras oferecerem caminhões com quatro eixos, os transportadores já faziam a instalação do segundo eixo direcional (ou autodirecional) em empresas implementadoras para aumentar a capacidade de carga do caminhão trucado 6×2 (23 t de PBT) para 8×2 (29 t PBT), conhecido como bitruck. O ganho da capacidade de carga líquida varia em função do peso do chassi (conforme entre-eixos), cabine (simples, estendida ou leito) e câmbio (manual ou automatizado). No entanto, o aumento médio de capacidade útil fica em torno de 5 t.
A instalação do segundo eixo por implementadores traz benefícios, mas se não for bem-feita, traz riscos como perda de garantia do caminhão, desgaste prematuro dos sistemas de freios e de direção, e até de segurança e desgaste prematuro de pneus.
As montadoras vendo essa demanda passaram a oferecer os caminhões 8×2 de fábrica, até mesmo por conhecerem a fundo os seus caminhões e contarem com departamentos de engenharia capacitados para o desenvolvimento de produtos mais seguros e duráveis. Mas o que fez mesmo as marcas investirem nos bitrucks foi a demanda crescente por esses modelos. Em 2018, eles já representavam 18% das vendas dos caminhões 6×2.
Com o lançamento do Ford Cargo 3031 8×2, agora fora de linha, praticamente todas as marcas que ofereciam caminhões trucados oferecem bitrucks: Iveco Tector, Mercedes-Benz Atego, Scania P 310, Volkswagen Constellation e Volvo VM. Ao final deste texto, veja as fichas técnicas e compare os modelos 8×2 concorrentes do Cargo 3031.
Próxima nota: capacidade de carga útil de cada modelo