Conectividade Scania

71

Em dezembro a Scania forneceu seu caminhão 100 000 com conectividade ativado, o que significa que o proprietário do veículo, bem como as oficinas da marca, estão interligados ao caminhão, podendo, assim, receber atualizações regulares sobre o desempenho do veículo.
Tecnologia Scania
De um lado o empresário pode ter acesso a tudo o que acontece com o seu veículo e controlar custos operacionais, por exemplo, como acontece no Brasil com os sistemas de telemetria. De outro, estão às oficinas da marca que podem acompanhar tudo o que acontece com o veículo e, em caso de qualquer eventualidade, intervir rapidamente.

Esse recurso é incluído como pacote padrão em muitos mercados europeus e em vários dos principais mercados da Ásia e África. O veículo de número 100 000, desde que tudo começou em 2011, foi entregue para Emil Eggers AG, transportadora suíça que tem tido bons benefícios com esse serviço.

“Disponível no mercado há alguns anos, agora atingimos a massa crítica necessária para alavancar seu desenvolvimento. Atualmente 95% dos nossos clientes aceitam a oferta de ativar a conectividade; nossa meta é atingir 100%”, diz Mattias Lundholm, chefe da Scania Conect Serviços e Soluções.

Todos os clientes da Scania nos mercados citados são capazes de conectar seus veículos para seus próprios escritórios e oficinas da Scania, por meio de um pacote que é gratuito. Com ele, o motorista tem à disposição o diagnóstico remoto e o motorista “coaching” (uma espécie de treinador à distância), estes, os serviços mais utilizados.

Quando os clientes solicitam, as oficinas da Scania podem acessar e ler o status de um caminhão no que diz respeito a uma série de parâmetros que são importantes para os custos operacionais. Além disso, o “Driver Coaching” ou motorista treinador é outra ferramenta importante no que se refere à sustentabilidade.

“Ao treinar ativamente os motoristas e monitorar o consumo e como eles lidam com o veículo em seu trabalho diário, há uma série de benefícios como economia de combustível e de itens do caminhão como os pneus, etc”, destaca Lundholm.

“O Scania conectividade aliado a outros sistemas de apoio de nossa operação de transporte contribui ativamente para o aumento da disponibilidade do veículo e para os custos operacionais reduzidos. Temos operações em toda a Suíça e seria inconcebível para nós ignorar esse serviço”, finaliza Michael Egger, da transportadora Emil Egger AG.