Conheça as três diferentes tecnologias de automação da Mercedes-Benz

92
 
A Mercedes-Benz oferece três tecnologias diferentes de automação para seus caminhões no Brasil, visando proporcionar maior eficiência aos veículos que operam em ambientes controlados. Segundo a empresa, essas tecnologias aumentam a produtividade, reduzem o custo de manutenção e diminuem a exigência do motor, entre outras vantagens.
Mercedes-Benz Arocs pode ser controlado por rádio em operações de mineração
 
A Mercedes-Benz disponibiliza automação nos modos autônomo, semiautônomo e rádio controle para toda sua linha de caminhões no Brasil, composta pelos modelos Accelo, Atego, Axor, Actros e Arocs. Além disso, essas soluções são desenvolvidas em parceria com as empresas Grunner e Lume Robotics.

Customização na fábrica

Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz, explica que o Centro de Customização da fábrica prepara os veículos. Além disso, a solução oferecida pela montadora visa a maior eficiência operacional e segurança em atividades extremas.

Por exemplo, os caminhões com automação têm grande potencial nas aplicações relacionadas principalmente à mineração, operações subterrâneas, construção, logística e agronegócio.

Portanto, a implementação dessas tecnologias permite que os veículos enfrentem ambientes desafiadores com maior eficácia. Em suma, a automação oferece benefícios significativos para esses setores, aumentando a produtividade e a segurança nas operações.

Rádio controle é novidade

A novidade mais recente apresentada pela Mercedes-Benz em automação é o rádio controle. Esta solução possibilita o caminhão ser operado à distância por meio de um controle remoto. Assim como no veículo autônomo, essa tecnologia dispensa a necessidade do motorista na cabine para operar o veículo.

O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick,. Isso com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica. “Ou, então, de dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança”, complementa Marcos Andrade.

Atego 1730 autônomo em operação na Ypê

Caminhões autônomos

Os caminhões autônomos, por sua vez, já circulam há cerca de dois anos dentro da Ypê. Especificamente, são quatro cavalos mecânicos Atego 1730. Esses veículos transportam mercadorias em um trajeto entre a linha de produção e o Centro de Distribuição interno da empresa.

A solução de autonomia disponibilizada para a Ypê resulta da parceria entre a Mercedes-Benz e a startup Lume Robotics. Essa tecnologia é ideal para operações de situações repetitivas, que apresentam alto risco de distração e perda de eficiência do motorista, causadas pelo cansaço após horas ao volante.

Baixa velocidade e baixo consumo

Os caminhões autônomos da Ypê operam em baixa velocidade, o que preserva o baixo consumo de combustível e, principalmente, os componentes mecânicos. Andrade afirmou que novos clientes serão confirmados ainda este ano para utilizar a solução de automação oferecida pela empresa.

Já os semiautônomos da marca têm operado na colheita de cana há anos. Uma das vantagens dessa operação no canavial é que os pneus dos caminhões não compactam os brotos de cana, possibilitando um aumento significativo na produção.

Caminhões semiautônomos identificam a rota

Marcos Andrade destaca que esses caminhões semiautônomos conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O motorista assume a direção somente após o caminhão estar carregado, para fazer o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas.

Grande maioria de caminhões semiautonônomos opera na colheita de cana-de-açúcar

Segundo a Mercedes-Benz, a marca tem mais de 1.100 caminhões semiautônomos trabalhando no agronegócio. A grande maioria está em operação em canaviais.

Além disso, a empresa conta com dois Arocs 10×4 utilizados na lavoura para a aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos.

Para esse tipo de operação, o veículo utiliza um sistema de abafador, permitindo a distribuição uniforme dos produtos no solo, mesmo em dias com ventos fortes, sem haver espalhamento.

Consultoria para indicar a automação

 A Mercedes-Benz oferece, junto com os veículos, uma consultoria especializada no ecossistema de tecnologias de automação, a fim de indicar qual a melhor opção de automação e o tipo de caminhão para atender à operação do cliente.

Marcos Andrade afirma que as soluções de automação proporcionam eficiência operacional e segurança em atividades extremas.

“Isso inclui visitas à operação do cliente, a fim de indicar qual o melhor veículo e serviço que atendem suas necessidades”, diz Marcos Andrade.

Por fim, Andrade ressalta que a segurança é um dos pontos fundamentais das soluções de automação. Conforme observa, a tecnologia reduz acidentes causados pela rotina repetitiva, além de minimizar a fadiga, o trabalho em ambientes insalubres e a emissão de CO2.