Motores MX-11 e MX-13 tornam os novos caminhões DAF CF e XF 2023 mais econômicos e menos poluentes;
· DAF CF Semipesado Rígido estreia novo motor PACCAR PX-7 Euro 6 no Brasil;
· Público do evento conhecerá as tecnologias da PACCAR para o futuro, como o DAF LF Elétrico já produzido em linha e vendido na Europa;
· Fábrica recebe investimentos em estrutura e pessoas para novo momento da marca no país;
A DAF Caminhões apresenta ao mercado brasileiro a sua linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6 na 23ª edição da Fenatran, realizada entre 7 e 11 de novembro, na capital paulista. Os 2.000 metros quadrados do estande da montadora serão palco para a exposição dos caminhões DAF XF e CF, com motorizações adequadas às normas de emissão Proconve P8/Euro 6.
Os motores PACCAR MX-11 e MX-13 fazem uso integrado das tecnologias SCR (Redução Catalítica Seletiva) e EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), essenciais para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado). O CF Semipesado Rígido, de 6.7 litros, a partir de agora, é equipado com o motor PACCAR PX-7. As mudanças estão no sistema de exaustão, com novo turbocompressor e linhas de combustíveis. Além disso, tem maior torque, novas potências e freio motor de cabeçote de 245cv.
Os lançamentos da marca contribuem para a expansão da companhia, que fez, recentemente, diversos investimentos em sua fábrica em Ponta Grossa (PR). A empresa registrou aumento no volume de produção, criou nova linha de eixos, modernizou equipamentos, expandiu a linha de motores e investiu em mão de obra, com contratação e capacitação de funcionários.
“É um ótimo e importante momento para a companhia. Estamos felizes com o que conquistamos e empolgados para crescer ainda mais. Seguiremos sempre com foco no cliente e na qualidade dos produtos que oferecemos a ele, somente assim manteremos nosso crescimento constante e estável. Devemos fechar o ano com 60 pontos de atendimento, incluindo Concessionárias DAF e Lojas TRP, e, para 2023, visamos o crescimento de 6 a 10 instalações a mais. Além disso, prevemos aumento de 15% a 20% na produção do próximo ano, sendo dois terços para o mercado doméstico e o restante para o mercado de exportação”, explica Lance Walters.
Tecnologias do futuro
Outra novidade do estande é o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O LF Electric tem capacidade de 19 toneladas, motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico), alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). O modelo ainda tem sistema de carregamento rápido e está apresentado na configuração 4×2. O LF Elétrico já está sendo entregue a clientes na Europa.
Hoje, a PACCAR, detentora da marca DAF, detém todas as tecnologias de mobilidade: motores que utilizam combustíveis como elétricos, híbridos, movidos a célula de hidrogênio, gás e outras tecnologias de automação total do veículo, sempre dentro das legislações de controle ambiental e normas de sustentabilidade. A montadora já está preparada para introduzir novas tecnologias limpas na medida em que houver demanda do mercado e infraestrutura no país.
O público da feira também vai conferir todo o portfólio de serviços da DAF, como o DAF Assistance, o DAF Multisuporte e o DAF Oficina Móvel. A montadora terá ainda a exposição das novidades da linha multimarcas TRP.
A PACCAR Parts, responsável pelas peças genuínas DAF e PACCAR, e peças de reposição multimarcas TRP, apresenta também um caminhão equipado com defletores de ar de cabine, multimidia, kit hidráulico, rodas de alumínio, iluminação de teto, dentre outros produtos.