Duelo de usados: MB L-1318 X VW 13.180

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O mercado de caminhões superava a marca de 100 000 unidades, com crescimento de mais de 30%, o Papa Bento XVI visitava o Brasil, e o Rio sediava pela primeira vez os Jogos Pan-Americanos —  tudo isso foi em 2007, ano em que dois caminhões se destacaram no segmento dos médios (modelos com PBT entre 10 t e 15 t). Com 2 mil unidades comercializadas, em média, cada um deles, e participação de 31% e 29%, respectivamente naquele ano, o Mercedes-Benz L-1318 e o Volkswagen 13.180 Worker Euro 3 dessa faixa de mercado ficaram com a liderança do segmento. São modelos importantes para o abastecimento de cidades, principalmente, utilizados pelas empresas de distribuição de bebidas.

Esses médios, que foram substituídos em 2012 por novos modelos em razão da entrada em vigor da legislação Proconve P7 (Euro 5), continuam sendo opções interessantes no mercado de veículos seminovos. Eles ainda podem cumprir essa função de abastecer o comércio de cidades que ainda não possuem restrições a caminhões maiores que os VUCs (Veículos Urbanos de Cargas).  Ambos têm características técnicas muito semelhantes, assim como preços médios de mercado abaixo de R$ 100 mil.
 
“Tanto o Mercedes-Benz L-1318 quanto o VW 13.180 são eficientes e soluções rentáveis para o transporte de cargas, tanto na aplicação urbana quanto em curtas e médias distâncias rodoviárias”, observa Luís Cláudio Henrique, da Guajajaras Turbodiesel, autocentro especializado em motores diesel, localizado em Contagem (MG). 
O modelo da Mercede-Benz, por exemplo, tem amplo espaço interno e boa visibilidade, mesmo sendo cabine bicuda. Esses atributos proporcionam conforto ao motorista e mais segurança nas operações. Segundo o especialista, a configuração de entre-eixo ainda possibilita ao veículo melhor distribuição de carga.

MB com TopBrake

O Mercedes L-1318 conta com freio motor auxiliar TopBrake de série. Esta característica tem como função aumentar a segurança na frenagem, sobretudo em descidas. A montadora garante que o veículo está entre os mais econômicos da categoria, mesmo sendo um modelo fora de linha. O veículo, claro, em função do projeto envelhecido e de sua configuração pouco flexível é encontrado apenas com uma distância entre-eixos (5 170 mm) e com habitáculo simples e pronunciado, limita a capacidade de carga útil em 9 010 kg. É o típico caminhão destinado aos admiradores natos, normalmente autônomos.


Já o Volkswagen 13.180E Euro 3 era parte da família Worker da marca, composta por caminhões para uso no trabalho (como diz o próprio nome em inglês). Com cabine avançada, chassis e suspensão própria para cargas mais pesadas, esse caminhão ainda é uma alternativa interessante para aplicações diversas, de acordo com o estado de conservação. Ele cobre tanto distâncias curtas nas cidades quanto médias em estradas e é a opção de entrada para quem precisa de um caminhão maior, mas não chega a precisar de um semipesado, com capacidade de PBT (Peso Bruto Total) entre 15 t e 23 t.

A chamada família Worker é composta por quatro caminhões, e o 13.180 cobre a faixa de 13 t. O motor eletrônico com bloco de 4 cilindros gera 180 cv a 2 200 rpm e torque de 61 kgfm de 1 600 a 2 100 rpm. No mercado é possível encontrar as seguintes variações de entre-eixos: 3 560 mm, 4 340 mm, 4 800 mm e 5 207 mm. 

INSTRUÇÕES TÉCNICAS
Como manda a cartilha, ao adquirir um caminhão usado é fundamental saber a procedência e conversar com um mecânico de confiança. Algumas vezes, veículos fora de linha apresentam problemas corriqueiros (não crônicos), que podem aparecer conforme o cuidado do antigo proprietário.

Há relatos de donos do Mercedes L-1318, por exemplo, que, com um ano de uso, tiveram problema no compressor do veículo, deixando o motorista sem freio. Mas como o produto ainda estava em garantia, a montadora fez o reparo sem custos. No caso do modelo Volkswagen, existe uma IT (Instrução Técnica) da Bosch, fabricante de componentes eletrônicos para diversos caminhões, entre eles o VW 13.180, que orienta a convocação de proprietários para reparo do injetor Common Rail (injeção direta) e da conexão de esfera do anel de vedação e de válvulas magnéticas e bico injetor.

DADOS DA FÁBRICA

  VW 13.180 MB L-1318
Motor MWM 6.10 TCA  MB OM -365 AL
Potência 173 cv a 2.400 rpm  177 cv a 2 200 rpm 
Torque 61 mkgf a 1.700 rpm  69 mkgf a 1200 rpm 
PBT 13.000 kg 13 900 kg
Entre-eixos 3.560 a 5.207 mm 5.170 mm
Transmissão Eaton FS 4205-A MB G 20-6
Freios Tambor frente e atrás Tambor frente e atrás
Embreagem Monodisco a seco Monodisco hidráulico