Em um seminário no Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) sobre os desafios do e-commerce e mundo digital para a logística de entregas de cargas ao consumidor final foi apontado que os dois principais motivos dos consumidores abandonarem as mercadorias no carrinho de compras são o valor do frete e o prazo de entrega. Nesses dias, em uma experiência própria como consumidor encontrei o maior risco para uma loja de e-commerce perder a venda para um concorrente.

Eu fiz a compra de um smartphone no site das Lojas Americanas, no qual encontrei no dia o melhor preço e ainda o benefício do cashback. O prazo de entrega era de cinco dias úteis. Nos dias seguintes comecei a visualizar propagandas de smartphone e, dois dias depois, encontrei no pontofrio.com.br o mesmo smartphone por R$ 100 mais barato e entrega em um dia útil. Imediatamente cancelei a compra nas americanas.com e fiz a compra no pontofrio.com.br. A maior motivação para trocar de loja nem foi o preço menor, mas o prazo de entrega 80% menor.

Outra venda perdida pelo site das Lojas Americanas foi do notebook Vaio, comprado, porém, depois encontrado no site da Vaio com entrega com prazo muito menor. 

Cuidados com o envio de mercadorias de e-commerce

Movetogo

Com o crescimento das vendas pela internet, lojistas e transportadores precisam ficar atento aos problemas que podem transforma a experiência da compra em uma experiência negativa, como atrasos e danos causados pelo transporte.

Desafios das empresas de logística que atendem e-commerce é melhor prazos de entrega

Claudio Alvadijan, CEO da Movetogo. Fotos: Divulgação

O especialista em logística, Claudio Alvadijan, CEO da Movetogo — startup de serviços de coleta e entrega e que faz parte do grupo Move Soluções em Logística —, ressalta que a atenção neste período de fim de ano deve ser redobrada pelas lojas e empreendedores, já que durante o manuseio e o transporte, o produto está sujeito a todo tipo de dano.

O empresário cita algumas dicas para evitar problemas com envios:

  • Não economizar em embalagem – é importante que o material seja reforçado e que as empresas estejam atentas à qualidade da embalagem, pois quanto melhor for a qualidade do material, menos riscos de sofrer danos terá o produto.
  • Se precaver em relação à avaria e ao extravio de produtos – questionar a transportadora sobre seguros e prazos, pois a loja/empreendedor deve estar ciente sobre todas as questões que envolvem o extravio, avaria ou roubo de encomendas, para que o cliente seja informado imediatamente caso isso ocorra.
  • – Cuidado com caixa grande x produto pequeno – é necessário fazer a embalagem com dimensões muito próximas às dos produtos, já que, em caso de empilhamento, os itens podem ser amassados, o que pode aumentar a possibilidade de avaria dos produtos.
  • Se atentar ao envolver o produto – por não saber em qual meio de transporte seguirá sua encomenda (aéreo/ rodoviário), é recomendado que envolva a encomenda em saco plástico transparente, pois em caso de chuva, a encomenda estará bem protegido. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).