A Ford Pro, divisão dedicada a picapes, vans de passageiros, furgões e chassi cabine oferece diversificação do portifólio. Empresa ainda destaca tecnologias, eficiência e alta capacidade de atendimento a clientes.
Tratando-se do universo dos veículos comerciais, o uso da expressão “em favor de”, um dos sentidos da palavra “pro”, remete à prática de uma postura em priorizar os interesses e as necessidades, em especial de clientes profissionais de veículos comerciais leves.
Vendo por esse lado, a Pro Ford, induz a associar a recente identidade da empresa com sua proposta de oferecer produtos e serviços para que seus clientes profissionais, sobretudo os frotistas, alcancem a maior rentabilidade possível operando com veículos da marca.
A estratégia adotada pela empresa é a entrega aos clientes das melhores soluções em veículos, tecnologias e serviços. Na prática significa a oferta de utilitários eficientes e soluções tecnológicas para facilitar as operações.
Isso inclui a disponibilidade de conectividade para otimizar custos e reduzir o tempo de inatividade, veículos elétricos e híbridos e simplificação da gestão de frotas, entre outras ações.
Em resumo, a meta da divisão é contar com um modelo de negócio no qual empresas adquiram veículos, manutenção e gerenciem suas operações em uma plataforma única.
Lançamento de produtos com diferenciais
Dentro desse modelo de atuação, a Ford Pro tem mostrado agilidade no lançamento de produtos com diferenciais em relação aos concorrentes, desde o retorno da Transit ao mercado brasileiro setembro de 2021, mantendo avanços tecnológicos como características já presentes desde a linha importada da Turquia entre 2008 e 2014.
Depois de anos de ausência no País, em setembro de 2021 a Transit retornou trazendo conectividade de fábrica, um dos principais diferenciais em relação aos concorrentes na época. Outra novidade de destaque da marca chegou em março e a versão elétrica, em 2024.
Produtos para 2025
A Ford apresentou na Fenatran 2024 a nova linha programada para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025. Segundo a empresa, as novidades se concentram principalmente no interior do veículo, com importantes aprimoramentos tecnológicos além de equipamentos de série.
As mudanças incluem um novo painel de instrumentos com mais tecnologia, ergonomia e facilidade de operação, além de outros recursos em prol da produtividade dos veículos na operação.
Ranger cabine simples
Também prevista para 2025, a Ranger cabine simples comercializada em outros mercados poderá ampliar o portifólio de produtos da marca dependendo da aceitação mercado. Com tração integral 4×4 e diferencial traseiro blocante, a picape tem capacidade de carga para 1.250 kg e 1.876 litros de espaço.
Outros detalhes técnicos da versão cabine simples são suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado, capacidade de imersão de 800mm, conectividade e avançados recursos de assistência ao motorista.
Atualmente, a Transit é disponível nas versões minibus, vidrada, furgão e chassi-cabine. A Transit é equipada com motor de 165 cv de potência e torque de 39,7 kgfm e tração traseira. Segundo a Ford, o modelo oferece custo operacional até 25% menor que o principal concorrente dentro de um período de cinco anos de operação ou 200 mil quilômetros rodados.
Pilares de negócios da Ford Pro
O diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, destaca que os veículos comerciais são um dos pilares de negócios da Ford, não somente na América do Sul, como em todo o mundo.
Conforme afirmou, as novidades apresentadas são mais uma prova do compromisso e investimento contínuo da empresa para oferecer produtos inovadores e soluções completas, com máxima rentabilidade para o negócio do cliente.
Lastra acrescentou que as vendas da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul vêm crescendo progressivamente. Conforme disse, as vendas de 19.000 unidades em 2023 representaram um avanço superior a 40% comparado ao resultado de 2021.
Especificamente no Brasil, as vendas da Ford Pro cresceram cerca de 15% até setembro de 2024, com 4.500 unidades. A marca é a única a oferecer uma van automática e também se destaca no segmento de furgões elétricos até 5 t com a E-Transit.
“Estes resultados nos deixam muito otimistas e continuamos a investir em todas as áreas do negócio, tanto na linha de produtos quanto nas fábricas, depósitos de peças, rede de concessionárias, treinamento, conectividade e serviços para construir um relacionamento cada vez mais sólido com os clientes”, conclui.