A Fabet formou a 2ª Turma do Curso de Gestão em Segurança no Transporte, que teve o objetivo de aperfeiçoar os profissionais para gerenciarem um sistema eficaz de Segurança e Saúde do Trabalho em empresas de transporte de cargas, concebendo, implementando, mantendo e aprimorando uma gestão de acordo com as diretrizes técnicas, legais e necessárias para o negócio. 

Os 10 alunos na foto de destaque deste artigo com os merecidos certificados representaram seis transportadoras de importante relevância em suas regiões e áreas de atuação, com a participação também de instrutores do Sest/Senat.

.  No dia da conclusão do curso, 27 de novembro, no Teatro Fabet, na Filial SP, os alunos, antes do recebimento do certificado, fizeram uma apresentação por empresa sobre ações de segurança e sustentabilidade realizadas pelas respectivas transportadoras.

Vamos conhecer um resumo de cada apresentação conforme a ordem:

Via Campos Transportes — Os profissionais Alexandre Marques dos Santos e Tiago Israel apresentaram o trabalho “Projeto Eco Drive” com foco no treinamento para utilizar todas as tecnologias de gestão de frota oferecidas pelos fabricantes de veículos de carga e maximizar todos os recursos existentes nos caminhões.

Sest/Senat — Os alunos Elias Gonçalves de Oliveira e José de Arimatea dos Santos Junior tiveram como tema o “Estilo de Vida dos Motoristas”. O objetivo foi gerar conscientização dos motoristas profissionais para entender que o comportamento fora da empresa deve ser a busca para o crescimento pessoal e melhoria contínua das capacidades físicas e intelectuais alinhadas com os objetivos pessoais e da empresa, gerando crescimento para ambos. 

Transportadora Vantroba — O tema “Gestão de Monitoramento de Frota” foi o tema dos alunos Gustavo dos Santos Pereira, Gilberto Fernandes Santana Pinto e Welington da Silva Dutra. O intuito do trabalho é trazer uma nova cultura de segurança para os motoristas e para a empresa, e, conhecendo as dificuldades que possam aparecer, poder unir mais a equipe e resolver os problemas até que sejam sanados, buscando novos e melhores indicadores de segurança.

Comtrasil — A profissional Kátia Matos tem o tema “Sistema de Gerenciamento de Saúde e Segurança do Trabalho para Análise de Soluções nas Fases de Antecipação, Reconhecimento e Controle dos Processos”. Kátia Matos explica que, com o conhecimento adquirido por meio das experiências teóricas e práticas e do curso Gestão em Segurança no Transporte, realizado na Fabet, ela compreendeu a necessidade de um sistema que pudesse gerenciar todo o setor de Segurança do Trabalho, que fosse eficaz, seguindo um padrão, de tal modo que os erros e as melhorias fossem identificados com facilidade e com foco, para eliminar riscos, reduzir falhas e acidentes, fortalecer a implantação do sistema de gestão, conscientizar, capacitar e motivar os trabalhadores, reforçando um resultado positivo em SST.

Vale do Tibagi Transportes e Logística — Com o tema “Projeto Motorista 5 Estrelas”, Marília de Fátima Klein Carneiro encerrou as apresentações da 2ª Turma do Curso Gestão em Segurança no Transporte. O projeto tem o objetivo de incentivar a todos os motoristas a ter um estilo de condução seguro; criar um padrão de estilo de condução Vale do Tibagi; anular o número de acidentes de trânsito e, por fim, reconhecer os comportamentos seguros.

Convênio Sest/Senat em Gestão em Segurança

O Curso Gestão em Segurança é promovido pela Fabet, tendo convênio com o Sest Senat que disponibiliza vagas para empresas contribuintes por meio de edital.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).