O ano de 2020 tem transformado diversos eventos presenciais em virtuais. Ao mesmo tempo, o que era para ser resolvido em alguns anos, precisa ser acelerado para poucos meses. E uma nova palavra cresce entre os que têm pressa: hackathon. É a junção das palavras programação com maratona, em inglês, para formar um novo significado: acelerar ideias, pois tudo passou a ser urgente no universo tecnológico. Este artigo é sobre a proposta do Canathon, primeiro hackathon da área de bioenergia.
Trata-se de uma competição para estudantes e mentores, ou especialistas, para que os avaliadores filtrar as melhores ideias para soluções para os obstáculos do setor sucroenergético, como gestão, produção e novas economias.
O evento ocorrerá entre os dias 20 e 23 de agosto e já estão com as inscrições abertas. A promoção é da Fenasucro & Agrocana, em parceria com Think Lab Brasil e Ufscar — Universidade Federal de São Carlos.

“A Fenasucro & Agrocana é a maior feira de bioenergia do mundo, por isto, sempre buscamos conceitos, discussões e soluções inéditas que possam ser aplicadas na prática e impactar o setor. O Canathon é uma inovação que temos certeza de que trará soluções efetivas neste sentido. Com a pandemia e a necessidade de adiar o evento físico, optamos pela versão on-line do hackathon exatamente porque o setor, mais do que nunca, precisa de ações eficientes e imediatas que o Canathon, como acelerador de pesquisa e desenvolvimento, pode oferecer”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.
Inscrições
Os interessados em participar do Canathon deverão ser maiores de 18 anos e ter conhecimentos, preferencialmente, em áreas como desenvolvimento de aplicativos, ciência de dados, programação, negócios, marketing, design e especialistas no setor de bioenergia.
A inscrição pode ser realizada nas categorias “Participante”, que envolve a criação de ideias, desenvolvimento de soluções, entre outras atividades participando de uma equipe, e “Mentor”, que é destinada aos especialistas e que terão como função aconselhar, orientar, incentivar e trocar experiências com os participantes.
A inscrição para o evento, gratuita, está aberta até o dia 20 de agosto, às 17h, e pode ser realizada pelo site Canathon.
Adiamento da edição presencial da feira 2020
Realizada em Sertãozinho/SP, a Fenasucro & Agrocana, principal evento de Bioenergia Sucroenergética do mundo, anunciou que a edição 2020 foi adiada para 17 a 20 de agosto de 2021.
A decisão foi tomada pela Reed Exhibitions, organizadora do evento, em conjunto com o CEISE-Br. “A escolha de adiar o evento acontece diante da análise de um cenário atípico e ainda altamente imprevisível, tendo como principais objetivos resguardar a saúde e a integridade de visitantes, expositores e parceiros, assim como responder de forma adequada aos impactos econômicos da pandemia, que afeta indiscriminadamente todos os setores da economia”, informaram as empresas em comunicado enviado aos clientes. Enquanto se prepara para o ano que vem, a organização proporcionar aos expositores e visitantes da Fenasucro & Agrocana oportunidades de interação digital.
Os organizadores da Feira Internacional da Bionergia — Fenasucro & Agrocana — apresenta uma tecnologia digital exclusiva para que expositores iniciem contatos e negociações desde já. A tecnologia digital é o Matchmaking de recomendações para conectar os produtos e serviços dos expositores aos profissionais que buscam soluções para suas indústrias.

O hackathon é uma competição, no entanto, há muita similaridade com as aceleradoras de startups e incubadoras. Para entender mais, leia o artigo seguinte: O Pulse é um ponto de encontro de startups, corporações, investidores, entidades e universidades.