Enquanto no Brasil os pequenos frotistas não conseguem financiamento nem para manter os caminhões em boas condições de financiamento, na Alemanha há uma linha de crédito especialmente para instalação de assistentes de condução para detecção de ciclistas e pedestres.

O financiamento é oferecido para pequenas e médias transportadoras pelo Banco de Investimentos do Estado (IBB) e o objetivo é a redução de acidentes. “Cada acidente é demais”, diz a senadora Ramona Pop (Partido Verde), responsável pelo economia de Berlim.

O IBB empresta até 1.500 euros (equivalente a mais de R$ 9 mil) por caminhão para a instalação do assistente lateral. A tecnologia já faz parte da maioria das marcas de caminhões europeias e, no Brasil, somente o Mercedes-Benz oferece no Novo Actros. No entanto, a tecnologia oferecida lá, além de avisar o motorista da precisa de objeto móvel na lateral do caminhão, também aciona os freios de forma autônoma para evitar a colisão. Por aqui, no momento, apenar avisa o motorista por meio de sinal luminoso e sonoro. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).