O Grupo Tracbel assumiu a distribuição e o pós-venda de caminhões e ônibus Volvo nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. Até então, a distribuição era feita pelo Grupo Apavel.

volv
Segundo o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, presente à coletiva de imprensa para anunciar as mudanças na região Norte do país, a troca de grupo foi o alinhamento do desejo do Grupo Tracbel em representar as áreas de caminhões e ônibus da Volvo e do Grupo Apavel em concentrar as suas operações em parte do Nordeste, nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Fundado em 1967 como empresa de manutenção com sede em Contagem (MG), o Grupo Tracbel é um dos mais sólidos do setor de distribuição de veículos pesados, equipamentos, ferramentas, máquinas pesadas e agrícolas para diversas áreas, como mineração, logística, siderurgia, construção civil, florestal, entre outras. A empresa já distribui os produtos da Volvo CE de equipamentos de construção e mineração em vários estados brasileiros há 33 anos. “Tracbel é o mais importante distribuidor Volvo CE na América Latina”, destaca Afrâncio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.

volv
Depois veio a distribuição dos motores marítimos e industriais da Volvo Penta. Agora, com a representação de caminhões e ônibus, o Grupo Tracbel passa a ser o primeiro grupo na América do Sul a distribuir e assistir todos os produtos do Grupo Volvo América Latina.

“Há 10 anos que sonhamos em representa os caminhões e ônibus da marca Volvo, pois existem muitas sinergias com os produtos da Volvo CE. Muitos clientes de equipamentos de construção e mineração nos cobravam isso. Inclusive, clientes que tinham caminhões de outras marcas disseram que mudariam para Volvo caso fossemos os representantes”, comentou Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.
volv
Atender bem e garantir a máxima satisfação dos clientes são promessas na cartilha de qualquer empresa, mesmo que na prática ocorra diferente. Agora, para garantir solidez ao empreendimento não basta apenas bom atendimento. Uma frase dita durante a coletivo de imprensa por um dos fundadores e presidente do grupo, Luiz Gonzaga de Magalhães Pereira, resume o sucesso deles: “Desde o primeiro ano investimentos na empresa 90% do nosso lucro”. Não é por pouco que o Grupo Tracbel representa marcas que são referências em seus negócios, como Volvo CE, Volvo Penta, Michelin, Massey Ferguson, Atlas Copco, Tigercat, SP Maskiner, Metso e, agora, Volvo Trucks e Volvo Bus.

O investimento na região Norte tem uma razão pontual, que foi o desejo e a oportunidade de assumir as concessões da Apavel. Porém, Luiz Gonzaga chama atenção para o fato de essa região ser uma das mais promissoras do país, pela maior riqueza mineral do planeta e pelo crescimento do agronegócio.
cf

DAF
Outra a assumir o controle de um concessionário foi a DAF, que agora conta com sua primeira concessionária própria no mundo. A unidade que pertencia ao Grupo AutoPlanalto está localizada nas margens da Via Dutra, na cidade de Guarulhos. Segundo a fabricante, a decisão de assumir a unidade se deu para acelerar os negócios na região, tida como promissora pela DAF.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).